A intervenção da ação supervisora na rede pública de educação infantil no município de Curitiba
Resumo
Resumo : O primeiro Capítulo trata do trajeto percorrido para a realização do trabalho, relatando os pressupostos utilizados para a seleção e análise dos dados levantados na pesquisa . No segundo Capítulo abordam-se as origens da construção social do conceito de infância e a organização da sociedade para atender suas demandas, situando o contexto brasileiro e a legislação que ampara o serviço de Educação Infantil no país. O terceiro Capítulo localiza a Educação Infantil no sistema público de ensino do estado do Paraná e sua trajetória no município de Curitiba. As origens históricas da Função Supervisora no âmbito da educação evolução deste papel profissional ao longo de sua trajetória e inserção desta função na Educação Infantil. No quinto Capítulo apresentam-se os dados coletados e a análise que busca configurar a Função Supervisora no Programa Creche, a partir da pesquisa docurnental e dos dados colhidos junto aos supervisores que atuam no Serviço de Supervisão dos Centros de Educação Infantil, vinculados à Secretaria Municipal da Criança. Para finalizar a apresentação deste trabalho, abordamos sobre o título de Considerações Finais a síntese conclusiva da pesquisa.