Comportamento acústico e design de grandes espaços urbanos : cânion e túnel
Resumo
Resumo: Sabe-se que residentes de grandes centros urbanos estão expostos à poluição sonora urbana diariamente, em especial, pela parcela gerada através do grande fluxo de veículos em vias urbanas, chamado de ruído de tráfego. É de conhecimento ainda, que o ruído ambiental pode acarretar impactos negativos, com prejuízos ao meio ambiente, à qualidade de vida e à saúde da população. Desse modo, estudos que visam reduzir os efeitos da poluição sonora e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população, são de extrema relevância. Em divisões territoriais de espaços urbanos, como quadras ou blocos, projetistas devem considerar lacunas entre ou em edificações para garantir o acesso de pessoas e veículos. Mesmo entre complexos de edifícios paralelos, são necessárias aberturas para conectar os vários espaços abertos entre si. Entretanto, no que diz respeito à transmissão do som, essas lacunas são consideradas "pontos fracos", pois facilitam a passagem do ruído de tráfego para espaços sensíveis ao ruído como, habitações, escritórios, hospitais ou escolas. Dessa forma, este estudo elaborado na cidade de Stuttgart/DE avaliou a influência de túneis cânions urbanos, designados como espaços abertos, na transmissão do ruído de tráfego para locais posteriores a estes espaços. Para isso, foram realizadas medições in situ do nível de pressão sonora equivalente (LAeq), gerado pelo ruído de tráfego na Rotebühlstraße em Stuttgart/DE. Em seguida, com o auxílio dos softwares Sketchup® e ODEON 15.15 Auditorium®., foram elaboradas simulações acústicas, empregando variações de aspectos geométricos (CxLxA) e de coeficientes de absorção sonora das superfícies internas dos espaços abertos. Com os dados obtidos, observou-se que os NPS incidentes sobre fachadas localizadas após os espaços abertos, estão acima do recomendado pela instrução técnica alemã para proteção ao ruído, Technische Anleitung zum Schutz gegen Lärm (TA Lärm) (1998) e norma brasileira ABNT NBR 10.151 (2020). Ainda, os resultados demonstraram que as dimensões dos espaços abertos afetam significativamente os níveis sonoros sobre fachadas, principalmente àquelas localizadas no sentido dos espaços abertos. Os dados obtidos também demonstraram que a instalação de revestimentos com características de absorção sonora nas superfícies internas de túneis e cânions é uma medida viável do ponto de vista técnico, pois, resultou em atenuação de NPS sobre fachadas posteriores, na ordem de até 22 dB(A). Abstract: It is known that residents of large urban centres are exposed daily to urban noise pollution due to the portion generated by the massive flow of vehicles on urban roads, called traffic noise. It is also known that environmental noise can have negative impacts, with damage to the environment, quality of life, and health of the citizens. Therefore, studies that aim to reduce the effects of noise pollution and, consequently, improve the population's quality of life are highly relevant. Urban territorial divisions of urban spaces, such as quarters or blocks, designers must consider gaps between, or in buildings, to guarantee access for people and vehicles. Even between complexes of parallel buildings, openings are necessary to connect the various open spaces. However, regard to the transmission of sound, these gaps are considered as "weak points" as they facilitate the passage of traffic noise to noise-sensitive spaces such as houses, offices, hospitals, or schools. Thus, the present work carried out in Stuttgart/DE city, evaluated the influence of urban canyons and tunnels, designated as open spaces or gaps, to investigate the transmission of traffic noise to places after these gaps. For this purpose, were carried out measurements of the equivalent sound pressure level (LAeq) generated by traffic noise at Rotebühlstraße in Stuttgart/DE. Then, with the application of Sketchup® and ODEON 15.15 Auditorium® software, acoustic simulations were developed, using variations of geometric aspects (LxWxH) and sound absorption coefficients of the internal surfaces of open spaces. With the data obtained, it was observed that facades located after large gaps are currently exposed to noise levels above the limits stipulated by German technical instruction, Technische Anleitung zum Schutz gegen Lärm (TA Lärm) (1998) and Brazilian standard ABNT NBR 10.151 (2020). The results also showed that the dimensions of open spaces significantly affect the sound levels on facades, especially those located towards open spaces. The data obtained also demonstrated that coatings with sound absorption characteristics on the internal surfaces of tunnels and canyons are a viable measure from a technical point of view, since it resulted in the reduction of SPL over posterior facades, in the order of up to 22 dB(A).
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