A utilização da metodologia de Peer Instruction no ensino do sistema respiratório
Date
2020Author
Santos, Thiago Ailton dos, 1998-
Metadata
Show full item recordSubject
MetodologiaEnsino
Aprendizagem
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Graduação DigitalAbstract
Resumo : O presente trabalho é fruto de uma pesquisa da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Buscamos analisar a eficácia da metodologia Peer Instruction no ensino de Ciências através de uma pesquisa realizada com o oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do munícipio de Palotina-PR. O estudo busca compreender como a utilização da metodologia Peer Instruction pode potencializar o ensino e aprendizagem de Ciências de forma significativa. Através de uma atividade utilizando cartões resposta, intitulados na teoria como flashcards foi possível perceber que o Peer Instruction. Além de permitir uma aprendizagem eficaz, motiva os alunos a participarem da aula. Por permitir a interação social e a discussão do conteúdo por parte dos alunos, podendo sanar dúvidas utilizando uma linguagem com a qual os mesmos estão habituados, além de constituir um método avaliativo que não gera problemas como a tensão emocional, estímulo a competitividade e clima individualista, também possui uma simples e prática aplicação podendo facilmente ser incluso no sistema de ensino. Pode-se concluir que o Peer Instruction é uma metodologia efetiva para a aprendizagem pois permite a interação social, argumentação, exposição de ideias, além de possuir fácil aplicação.
Collections
- Licenciatura [65]