Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVenturi, Tiagopt_BR
dc.contributor.authorLohmann, Lara Amélia Dreon, 1999-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-03-14T13:50:32Z
dc.date.available2022-03-14T13:50:32Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73979
dc.descriptionOrientador : Tiago Ventuript_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : As abelhas são insetos extremamente importantes para a manutenção da vida no planeta. Além disso, esses insetos oferecem inúmeras possibilidades didáticas no Ensino de Ciências. Levando em conta a importância ecológica e educacional, o objetivo geral deste estudo é analisar como o conteúdo relacionado às abelhas vem sendo abordado em livros didáticos disponíveis online, da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II, no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2020. A metodologia caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa e apresentar elementos da pesquisa descritiva documental. A coleta de dados foi realizada por meio de extratos textuais e imagens de livros didáticos selecionados, submetidos à análise de conteúdo com critérios estabelecidos previamente. Foram elaborados dez critérios buscando englobar a maior parte de elementos importantes dos livros didáticos com assuntos relevantes para as abelhas. Após analisar os livros didáticos disponíveis online, obtive como principal resultado que as abelhas foram deixadas em segundo plano na maioria dos livros analisados, onde em muitos não havia exercícios relacionados às abelhas. A relação mutualística entre flores e abelhas foi pouco explorada pelos LD, assim como a relação delas com os seres humanos, onde aspectos medicinais dos produtos apícolas e aspectos culturais, históricos, éticos e estéticos sequer foram mencionados. Em síntese, vários aspectos ambientais e funções ecológicas importantes deixaram de ser apresentadas nos livros didáticos avaliados, o que pode trazer prejuízos à aprendizagem, especialmente em que pese o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA).pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAbelhapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleAbelhas no ensino de ciências : análise de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples