• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Construção de uma sequência didática online sobre a reprodução e dispersão do Pinheiro-do-Paraná (Araucaria Angustifolia (Bertol.) KUNTZE)

    Thumbnail
    View/Open
    Paola_Freitas_de_Oliveira_.pdf (2.066Mb)
    Date
    2020
    Author
    Oliveira, Paola Freitas de, 1998-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Tecnologias da educaçao
    Ensino de Botânica
    Aprendizagem significativa
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação Digital
    Abstract
    Resumo : Por muitas vezes, o ensino de Biologia, mais especificamente na área da Botânica, é trabalhado de maneira pouco significativa com os alunos, podendo causar prejuízos na aprendizagem. Isso se deve ao fato de que alunos e professores acreditam que os termos da Botânica são complexos, relacionando-os apenas para fins paisagísticos. Devido a isso, a exposição de conteúdos pelo professor se torna apenas descritiva, não utilizando em aula materiais didáticos e metodologias que despertem a curiosidade dos alunos pelo tema. Portanto, o presente trabalho tem como finalidade desenvolver e validar uma Sequência Didática Online, baseada na estratégia Hands-On-Tec, para auxiliar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem acerca da reprodução e dispersão do Pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze). A Sequência Didática Online foi desenvolvida e disponibilizada na plataforma Hands-On-Tec sob os pressupostos da mesma e ancorada pela estratégia m-learning. Como aporte o estudo tem início com a abordagem ao ensino de Ciências Biológicas e ensino de Botânica, centrando sua atenção em caracterizar a Araucaria angustifolia, uma espécie que pertence ao grupo das Gimnospermas. Em seguida é apresentado o tema "metodologias ativas", com ênfase na Aprendizagem Baseada em Problemas. Completam a revisão de literatura, uma abordagem ao conceito de Aprendizagem Significativa, Sequência Didática, com enfoque à Sequência Didática Online e a plataforma Hands-On-Tec. Em termos metodológicos, o estudo qualitativo foi baseado na Design-Based Research (DBR), ou seja, a metodologia do desenvolvimento. O instrumento para recolha de dados utilizado foi um questionário tipo survey, o qual foi aplicado aos professores formados na área das Ciências Biológicas, a fim de obter a validação dessa Sequência Didática Online. Como técnica de análise de dados, utilizou-se da análise exploratória descritiva (questões fechadas do questionário) e análise do conteúdo (questões abertas do questionário). A partir da análise de dados, pode-se perceber que os conteúdos e materiais auxiliam os professores na contextualização do tema, sendo importante a utilização de recursos didáticos online em sala de aula para um melhor ensino e aprendizagem. Também se observou a importância da Sequência Didática Online para o aprendizado dos alunos sobre o tema do Pinheiro-do-Paraná, podendo ser potencialmente aplicada na educação básica e superior, visando uma aprendizagem significativa dos alunos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/73977
    Collections
    • Licenciatura [64]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV