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dc.contributor.advisorIared, Valéria Ghisloti, 1983-pt_BR
dc.contributor.authorAquino, Bruna Aparecida Silva de, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-03-14T13:26:33Z
dc.date.available2022-03-14T13:26:33Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73965
dc.descriptionOrientador : Valéria Ghisloti Iaredpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : As políticas públicas são ações governamentais que visam o bem-estar coletivo, através da resolução dos problemas demandados pela sociedade. As políticas públicas em educação ambiental permitem que o sujeito construa uma visão crítica sobre os problemas que o cercam e assim ter autonomia para a tomada de decisões, além de desenvolver um sentimento de pertencimento por aquele ambiente em que está inserido. O aumento no consumo e a destinação incorreta dos resíduos sólidos são causas de uma problemática ambiental que atinge a sociedade atual. A ausência de separação e a destinação incorreta destes resíduos agravam a situação socioambiental no país. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, promulgada em 2010, objetiva mitigar os impactos causados pelos resíduos e tem como um de seus princípios a educação ambiental. No Brasil, o maior volume é correspondente aos resíduos orgânicos com cerca de 51% do total produzido no país. Nesse contexto, o projeto Palotina recicla o orgânico, tem por finalidade sensibilizar a comunidade quanto a segregação dos resíduos em três frações (orgânico, reciclável e rejeito) e implementar a compostagem domiciliar e comunitária no município de Palotina no Paraná, visando, a logo prazo, a implementação de uma política pública. O presente trabalho teve como objetivo traçar o perfil dos interessados em participar do projeto Palotina recicla o orgânico. A presente pesquisa tem caráter documental e analisou 634 fichas de interesse preenchidas por residentes do município de Palotina interessados em participar do projeto. Essas fichas foram elaboradas pela equipe executora do projeto e foram utilizadas para selecionar os participantes que receberiam as composteiras domésticas. As informações das fichas foram sistematizadas em planilhas, agrupadas e categorizadas. A análise dos resultados identificou uma presença maior do público feminino, o qual demonstrou uma maior preocupação com as questões ambientais. A importância da educação ambiental comunitária foi ressaltada, devido as ações de sensibilização e oficinas ministradas antes da entrega das fichas. A separação do material reciclável, por 99% dos apontamentos, foi correlacionada à identificação e empatia com as questões ambientais. O conhecimento prévio sobre o processo e os benefícios da compostagem ficou evidente, porém a maioria dos participantes declararam descartar os orgânicos de maneira inadequada, demonstrando uma baixa mobilização para solucionar os problemas ambientais. A preocupação ambiental esteve presente entre os participantes, assim como uma visão coletiva da problemática, que considerou uma melhoria no âmbito socioambiental de todos. Por fim, o estudo evidenciou a importância da educação ambiental como pilar indispensável na construção de políticas públicas, contribuindo na formação de um indivíduo capaz de identificar e agir diante de problemáticas ambientais.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectResiduos organicospt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.titlePerfil de pessoas interessadas em participar de um projeto comunitário de compostagem urbana : Palotina recicla o orgânicopt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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