Perfil de pessoas interessadas em participar de um projeto comunitário de compostagem urbana : Palotina recicla o orgânico
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Date
2020Author
Aquino, Bruna Aparecida Silva de, 1990-
Metadata
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Educação ambientalResiduos organicos
Consumo
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Monografia Graduação DigitalAbstract
Resumo : As políticas públicas são ações governamentais que visam o bem-estar coletivo,
através da resolução dos problemas demandados pela sociedade. As políticas
públicas em educação ambiental permitem que o sujeito construa uma visão crítica
sobre os problemas que o cercam e assim ter autonomia para a tomada de
decisões, além de desenvolver um sentimento de pertencimento por aquele
ambiente em que está inserido. O aumento no consumo e a destinação incorreta dos
resíduos sólidos são causas de uma problemática ambiental que atinge a sociedade
atual. A ausência de separação e a destinação incorreta destes resíduos agravam a
situação socioambiental no país. A Política Nacional de Resíduos Sólidos,
promulgada em 2010, objetiva mitigar os impactos causados pelos resíduos e tem
como um de seus princípios a educação ambiental. No Brasil, o maior volume é
correspondente aos resíduos orgânicos com cerca de 51% do total produzido no
país. Nesse contexto, o projeto Palotina recicla o orgânico, tem por finalidade
sensibilizar a comunidade quanto a segregação dos resíduos em três frações
(orgânico, reciclável e rejeito) e implementar a compostagem domiciliar e
comunitária no município de Palotina no Paraná, visando, a logo prazo, a
implementação de uma política pública. O presente trabalho teve como objetivo
traçar o perfil dos interessados em participar do projeto Palotina recicla o orgânico. A
presente pesquisa tem caráter documental e analisou 634 fichas de interesse
preenchidas por residentes do município de Palotina interessados em participar do
projeto. Essas fichas foram elaboradas pela equipe executora do projeto e foram
utilizadas para selecionar os participantes que receberiam as composteiras
domésticas. As informações das fichas foram sistematizadas em planilhas,
agrupadas e categorizadas. A análise dos resultados identificou uma presença maior
do público feminino, o qual demonstrou uma maior preocupação com as questões
ambientais. A importância da educação ambiental comunitária foi ressaltada, devido
as ações de sensibilização e oficinas ministradas antes da entrega das fichas. A
separação do material reciclável, por 99% dos apontamentos, foi correlacionada à
identificação e empatia com as questões ambientais. O conhecimento prévio sobre o
processo e os benefícios da compostagem ficou evidente, porém a maioria dos
participantes declararam descartar os orgânicos de maneira inadequada,
demonstrando uma baixa mobilização para solucionar os problemas ambientais. A
preocupação ambiental esteve presente entre os participantes, assim como uma
visão coletiva da problemática, que considerou uma melhoria no âmbito
socioambiental de todos. Por fim, o estudo evidenciou a importância da educação
ambiental como pilar indispensável na construção de políticas públicas, contribuindo
na formação de um indivíduo capaz de identificar e agir diante de problemáticas
ambientais.
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