Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDoré, Andréa Carla, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorGovaski, Patrícia, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-24T13:45:50Z
dc.date.available2022-03-24T13:45:50Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73858
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Andréa Carla Dorépt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 17/09/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 204-214pt_BR
dc.description.abstractResumo: Teodoro de Almeida (1722-1804) foi um clérigo oratoriano português. No decorrer de sua trajetória intelectual, dedicou-se ao estudo e a divulgação das áreas mais relevantes do conhecimento filosófico de seu tempo, tendo prestado particular atenção aos domínios da Filosofia Natural. Sua vasta obra apresenta, no entanto, dois momentos distintos. Se, durante os primeiros anos, o padre procurou defender os benefícios que a Filosofia Moderna poderia legar à cultura portuguesa, nos anos finais de sua vida dedicou-se a publicação de outros textos, em oposição à divulgação de determinadas inovações filosóficas. O presente trabalho tem como objetivo o entendimento da natureza dual observada na produção intelectual de Teodoro de Almeida. O exílio vivenciado pelo clérigo, entre 1768 e 1778, está entre os fatores que influenciaram a questão. A presente tese analisa as obras e a trajetória do oratoriano, com a finalidade de mostrar como tais elementos permitem problematizar o modo como a defesa da harmonia entre ideais racionais e religiosos foi debatida nos quadros das Luzes setecentistas. Com a adoção um viés contextualista, busca-se colocar em diálogo as discussões que tiveram lugar no amplo contexto intelectual europeu, sobretudo, na França e em Portugal.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Teodoro de Almeida (1722-1804) was a Portuguese oratorian cleric. Throughout his intellectual trajectory, he dedicated himself to the study and dissemination of the most relevant areas of philosophical knowledge of his time, having paid particular attention to the domains of Natural Philosophy. His vast work presents, however, two distinct moments. If, during the first years, the priest sought to defend the benefits that Modern Philosophy could bequeath to portuguese culture, in the final years of his life he dedicated himself to the publication of other texts, in opposition to the dissemination of certain philosophical innovations. The present work aims to understand the dual nature observed in the intellectual production of Teodoro de Almeida. The exile experienced by the cleric, between 1768 and 1778, is among the factors that influenced the issue. This thesis analyzes the books and trajectory of the oratorian, in order to show how such elements allow us to problematize the way in which the defense of harmony between rational and religious ideals was debated in the Enlightenment. By adopting the contextualist metode, we seek to bring into dialogue the discussions that took place in the broad European intellectual context of the 18th century, especially in France and in Portugal.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (218 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAlmeida, Teodoro de, 1722-1804pt_BR
dc.subjectHistoria - Filosofiapt_BR
dc.subjectFilosofia e religiãopt_BR
dc.subjectFé e razãopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleTravessia filosófica dos Pirineus : razão e religião na obra do Padre Teodoro de Almeidapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples