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dc.contributor.advisorEsmanhoto, Lauro, 1913-1990pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Naura Syria Ferreira Corrêa da, 1937-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-24T21:40:56Z
dc.date.available2022-06-24T21:40:56Z
dc.date.issued1980pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73803
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Lauro Esmanhotopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 118-126pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de caracterizar a função supervisora no contexto educacional brasileiro, a partir da análise crítica de suas relações com o modelo social, político e econômico, no qual está inserido e com o qual interage. Os pressupostos básicos que fundamentaram essa análise foram : - a função supervisora é precipuamente política; - e na estrutura de classes da sociedade capitalista brasileira que se devem buscar as causas que determinam essa função, tal como ela ocorre. Assim ê que se estudou, inicialmente, o modelo social, político e econômico brasileiro e suas implicações no processo educacional, delineando-se, inclusive, a concepção de educação decorrente daquele modelo. Também foi devidamente caracterizada a concepção real de educação, que é aquela que se destina a promoção do homem. A seguir, foram analisadas as origens da função supervi sora decorrentes da realidade brasileira e sua coerência com o modelo vigente, evidenciando as contradições existentes e as transposições que se efetuam. Posteriormente, procedeu-se a uma análise crítica do Parecer 252/69 do Conselho Federal de Educação (CFE), tendo-se concluído que o profissional especialista em Supervisão Escolar possui uma formação, e conseqüente atuação, meramente tecnicista, direcionada, executoria, funcionalista/ conservadora, em decorrência do modelo caracterizado como tecnocrata, Portanto, a Supervisão Escolar configura-se como "função" em relação ao sistema e como "disfunção" em relação à educação. Concluiu-se com a proposta de Supervisão Educacional reflexiva, crítica, consciente, inovadora, não uma "disfunção", mas uma "função" comprometida com a educação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpouse of this study is to characterize the function of supervision in the Brazilian educational system, star ting from a critical analysis of its relation with the social, political and economic model of wich it is a part and with with it interacts The main assumptions of this analysis are: - the function of supervision is a political function; - the causes determining this function must be looked for in the class structure of the capitalist society. The study examines initially the Brazilian socio-political-economic model and its implications regarding the educational process, outlining the resulting educational conception. Next, the real conception of educacion is characterized, being the one wich has the sob purpose to advance the individual. Following, the origins of the function of supervision shaped by this reality and coherent with the adopted model are analized, showing up the contraditions and transpositions wich occur. A critical analysis of the CFE Parecer 252/69 is presented concluding that the school specialist in School Supervision receives a type of traning and in consequence adopts a profissional action, loaded with technicism, directed, executory, funcionalist, conservative, originated in a technicist model. In this way it becomes a "function" regarding the system and a "disfunction" regarding education. The study is concluded with a proposal for a judicious, discerning, conscious, inovative School Supervision, not a "disfunction", but a "function" commited to education.pt_BR
dc.description.abstractResümé: Cette étude a été developee a fin de caracteiser la fônction de la supervision dans le contexte educationnel brësi lien, en faisant une analyse critique des relations avec le mo dêle social, politique et économique, dans lequel il interage. Les propositions basique. qui ont fondamentêes ces analyses ont été : - la fonction superviseure est basiquement politique; - dans la structure de classes de la société capitaliste brésilienne est qu'il faut chercher les determinants de cette fonction, tel comme elle se passe. Pour cela il a été étudié d'abord le modèle social, politique et économique brésilien et ses implications dans le processus educationnel en faisant de l'éducation decourant. Par la suite il a été étudié le concept réel de l'éducation soit disant la promotion de l'homme. Aprés ont été analysé les origines de la fonction de supervision scolaire déterminées o r cette réalité et d'accord avec le modéle vigent, montrant les convigent, montrand les contradicions et les transpositions que s'efectuent. Et en dernier il a été fait une analyse critique de l'arrête 252/69 du Conseil Superier de l'éducation lequel mon tre que le profissionnel spécialiste en Supervision Scolaire a une formation et une actuation tout a fait tecniciste, dirigée, conservatrice déterminée par le modèle, caractérisé corn me tecnocrate. C'est donc une "fonction" en relation au systè me et "disfonction" en relation à l'éducation. Il a été conclu avec une proposition de supervision edu cationnel, pas une disfonction mais une fonction en dette avec l'éducation.pt_BR
dc.format.extent168 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSupervisao e inspeçao escolarpt_BR
dc.subjectEscolas - Administraçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleSupervisão educacional : função ou disfunção?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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