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dc.contributor.advisorGruner, Clóvis, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorVieira, Maytê Regina, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-24T15:40:43Z
dc.date.available2022-03-24T15:40:43Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73791
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Clóvis Mendes Grunerpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 17/12/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 168-174pt_BR
dc.description.abstractResumo: A intenção dessa tese foi analisar a representação do vampiro na obra do cineasta Neil Jordan, Entrevista com o vampiro (1994) o colocando como inspiração para uma narrativa fílmica que traz o vampiro como sujeito de sua própria história, que o humaniza e cria identificação do espectador que passa a ver no vampiro seus próprios dilemas. Com isso o vampiro é usado como metáfora das modificações sociais e históricas da década de 1990, as mudanças sociais, o medo do outro, a erupção da epidemia de AIDS e suas consequências para os grupos marginalizados. A construção narrativa do filme que se dá através das memórias de Louis, um vampiro centenário que busca redenção. Para isso é analisada a ideia de monstro no cinema através dos filmes de horror nas produções cinematográficas, usando as transformações da representação do vampiro no cinema comercial de Hollywood e as concepções inseridas pelo diretor Neil Jordan, considerado como um diretor pós-moderno.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The intention of this thesis was to analyze the representation of the vampire in the work of filmmaker Neil Jordan, Interview with the vampire (1994), putting him as an inspiration for a filmic narrative that brings the vampire as the subject of its own history, which humanizes it and creates an identification of the spectator who sees his own dilemmas in the vampire. Thus, the vampire is used as a metaphor for the social and historical changes of the 1990s, social changes, the fear of others, the outbreak of the AIDS epidemic and its consequences for marginalized groups. The narrative construction of the film takes place through the memories of Louis, a centenary vampire who seeks redemption. For this, the idea of monster in cinema is analyzed through horror films in cinematographic productions, using the transformations of vampire representation in commercial Hollywood cinema and the concepts introduced by director Neil Jordan, considered as a post-modern director.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (174 + [281] p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCinema e históriapt_BR
dc.subjectFilme cinematograficopt_BR
dc.subjectVampirospt_BR
dc.subjectAIDS (Doença)pt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.title"Comecei a acreditar que eramos os únicos" : a renovação da narrativa vampírica no cinema: um olhar sobre Entrevista com o vampiro (1994)pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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