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dc.contributor.advisorKuenzer, Acácia Zeneidapt_BR
dc.contributor.authorMiranda, Arli Savi dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-22T19:35:35Z
dc.date.available2022-06-22T19:35:35Z
dc.date.issued1989pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73772
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Acácia Z. Kuenzerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 173-176pt_BR
dc.description.abstractResumo: As críticas que vêm sendo realizadas nos últimos anos em relação à função da Escola Pública, têm denunciado o papel controlador e conservador que o Supervisor escolar vem desempenhando no Sistema de ensino brasileiro. Tal situação se dá principalmente quando a escola assimila um modelo de organização empresarial, decorrente das reformas estruturais verificadas na sociedade brasileira no final da década de 60. Com isso, os fundamentos teóricos da prática da Administração, passam a fundamentar a prática da Supervisão, voltada cada vez mais para o gerenciamento do Sistema. A partir desse quadro, optou-se em pesquisar como as professoras representam a Supervisão Escolar, com o objetivo de redefinir essa função, para uma ptática realmente educativa. Desta forma, procurou-se extrair o lado válido das representações, o "bom senso", que apontou para a importância do trabalho coletivo na escola. Entende-se assim, que esse trabalho deve ser o ponto de partida para que os educadores possam rever suas práticas e direcioná-las para um "fazer novo", comprometido com os interesses populares.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The critiques that the performance of the Public School has received during the last years, have evidenced the controlling and conservative role that the School Supervisor has in the Brazilian Educative System. This situation occurs mainly when the school absorbs a model of enterprising organization, due to the structural changes that occurred in the Brazilian society by the end of the sixties. Thus the theoretical basis of the practice of the administration becomes the basis for the practice of Supervision, with a view to the Management of the System. Starting from this point, the option was to research how the teachers represent the School Supervision, with the aim of redefining this function, in order that it becomes an actual teaching practice. So, the attempt was made to make the best use of the worthy side of the representations: "the common sense", that pointed out the importance of teamwork at school. It is understood that this work be the starting point so that the educators can review their practices and direct them to a "new know-how", towards the public interest.pt_BR
dc.format.extentx, 176 f. : il. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSupervisão escolar - Estudo e ensino (Primeiro grau)pt_BR
dc.subjectEscolas - Administraçãopt_BR
dc.subjectAdministradores escolarespt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA prática da supervisão escolar na perspectiva dos professores de 1ª e 4ª série do ensino de 1º grau : um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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