Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFernandes, Ricardo Cid, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorTossulino, Caetano Pires, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologiapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-08T19:18:50Z
dc.date.available2022-03-08T19:18:50Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73756
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ricardo Cid Fernandes (UFPR)pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia. Defesa : Curitiba, 05/10/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 144-149pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho, elaborado durante a pandemia de coronavírus dos anos de 2020 e 2021, busca acompanhar e analisar as mudanças ocorridas na sociabilidade das populações caiçaras e na organização e realização da Folia do Divino Espírito Santo da llha dos Valadares durante e em decorrência de tal período. A partir da análise da Folia, e da percepção da importância da corporificação do Santo e das trocas realizadas através da intermediação do alferes, busquei compreender quais implicações a "ausência do corpo" (imposta pela pandemia) trouxe para esta prática religiosa. As populações caiçaras vêm passando por transformações em seu modo de vida desde o século XX e para se compreender tal processo, e o papel que a Ilha dos Valadares tem neste cenário, explorei o conceito de populações tradicionais a partir de referenciais teóricos como Antonio Carlos Diegues, Manuela Carneiro da Cunha, Tim Ingold, entre outros, compreendendo tal categoria como historicamente ocupada por agentes sociais, que assim se definem, continuamente mobilizados pela busca da garantia de determinados direitos territoriais e culturais. Dei especial ênfase para a importância que as práticas culturais próprias têm para a constituição tanto dessas identidades como da noção sobre seu próprio território. Após identifiquei, tanto de forma diacrônica quanto sincrônica, dois âmbitos distintos na região, o rural (mencionado como sítio), e o urbano (a cidade), compreendendo a Ilha dos Valadares como ambiente de intermediação e conexão entre esses diversos espaços e tempos, identificando as relações que a Folia estabelece ao se deslocar da margem (a Ilha dos Valadares) ao centro do mundo dos devotos (os antigos sítios, comunidades no interior e entorno do Parque Nacional do Superagui). A seguir analisei as mudanças pelas quais as populações residentes no Parque têm passado desde o século XX, registrando o modo próprio pelo qual estas se utilizam da internet, dos aparelhos móveis e das redes sociais, analisando então a realização da Folia do Divino Espírito Santo de maneira virtual, assim como os problemas apresentados e as alternativas desenvolvidas pelos próprios foliões para contorná-los, alternativas essas que cruzam as fronteiras das dualidades que percorrem tal trabalho tais como sítio/cidade, online/offline, real/virtual, humano/natureza, entre outras que se apresentam.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work, prepared during the coronavirus pandemic of 2020 and 2021, seeks to monitor and analyze the changes in the sociability of the caiçara populations and in the organization and realization of the Folia do Divino Espírito Santo da Ilha dos Valadares during and as a result of such time course. From the analysis of the Folia, and the perception of the importance of the embodiment of the Saint and the exchanges made through the intermediation of the lieutenant, I sought to understand what implications the "absence of the body" (imposed by the pandemic) brought to this religious practice. Caiçara populations have been going through changes in their way of life since the 20th century and to understand this process, and the role that Ilha dos Valadares has in this scenario, I explored the concept of traditional populations from theoretical references such as Antonio Carlos Diegues , Manuela Carneiro da Cunha, Tim Ingold, among others, understanding this category as historically occupied by social agents, who define themselves as such, continually mobilized by the search for the guarantee of certain territorial and cultural rights. I placed special emphasis on the importance that cultural practices have for the constitution of both these identities and the notion of their own territory. Afterwards, I identified, both diachronically and synchronically, two distinct areas in the region, the rural (mentioned as a site) and the urban (the city), comprising Ilha dos Valadares as an environment of intermediation and connection between these different spaces and times, identifying the relationships that the Folia establishes when moving from the shore (Island of Valadares) to the center of the world of devotees (the old sites, communities in and around the Superagui National Park). Then, I analyzed the changes that the populations residing in the Park have gone through since the 20th century, recording the way in which they use the internet, mobile devices and social networks, then analyzing the realization of the Folia do Divino Espírito Santo de virtual way, as well as the problems presented and the alternatives developed by the revelers themselves to get around them, alternatives that cross the borders of the dualities that run through such work, such as site/city, online/offline, real/virtual, human/nature, among others that present themselves.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (149 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFesta do Divino - Paranápt_BR
dc.subjectTerritorialidade humanapt_BR
dc.subjectWhatsApp (Aplicativo de mensagens)pt_BR
dc.subjectCOVID-19 (doença)pt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.titleO Divino e o Whatsapp : folia em tempos pandêmicospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples