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dc.contributor.advisorFigurelli, Roberto Caparellipt_BR
dc.contributor.authorColleone, Teresinha Teixeirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-28T14:30:15Z
dc.date.available2022-06-28T14:30:15Z
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73751
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Roberto Caparelli Figurellipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 171-175pt_BR
dc.description.abstractResumo: A proposta desse estudo é a realização de uma fenomenologia do conceito de sentido, acreditando na relevância para as questões que envolvem o conhecimento. A dissertação desenvolve, então, uma abordagem sistemática do referido conceito, utilizando, para isto, o método fenomenológico e a delimitação em três campos específicos de redução, sistematizados em três partes: a primeira parte trata do acontecer do sentido originário na consciência que enseja todos os outros sentidos possíveis; a segunda parte apresenta a fundamentação do sentido antes da significação e a construção dos sentidos e das significações por sujeitos sociais e, finalmente, a terceira parte desenvolve uma hermenêutica do sentido baseada na questão da compreensão. A cada parte corresponde, respectivamente, um campo definido de sentido. Assim, primeiro campo: a consciência transcendental; segundo campo: a vida social; terceiro campo: a hermenêutica. O fio condutor está na intencionalidade da consciência, pressuposto de toda conferência de sentido possível. A ênfase na relação noético-noemática leva à fundamentação de uma construção social do conhecimento, pela mediação lingüística e sua conseqüente vinculação à filosofia de base hermenêutica, no esclarecimento da questão da compreensão.pt_BR
dc.description.abstractRésumé: Le propos de cet étude est la réalisation d’ une phénoménologie du concept du mot sens et de son importance pour la connaissance. La dissertation développe une approche systématique sur le concept rapporté employant la méthode phénomélogique et la délimitation dans trois champs de réduction, organisés en trois parties: la première partie s’ occupe de l’avenir du sens originaire dans la conscience qui détermine tous les autres sens possibles; la deuxième partie présente la fondamentation du sens par sujets sociaux et, finalement, la troisième partie développé une herméneutique du sens basée dans la question de la compréhension. Pour chacune partie il y a, respectivement, un champ défini de sens: le premier champ c’est la conscience transcendentale; le seconde champ, la vie sociale, et le troisième, l’herméneutique. Le fil conducteur est dans l’intencionalité de la conscience où le sens se constitue. La rélation noétique - noématique conduit à la fondamentation d’une construction sociale de la connaissance, avec la médiation linguistique et sa conséquente liaison avec la philosophie herméneutique, dans l’éclaircissement de la question de la compréhension.pt_BR
dc.format.extent175 f. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectFenomenologia do sentidopt_BR
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleUma fenomenologia do sentido : possível contribuição às questões do conhecimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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