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dc.contributor.advisorAlcorta, Louis Brunopt_BR
dc.contributor.authorCelinski, Leszekpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-28T15:33:47Z
dc.date.available2022-06-28T15:33:47Z
dc.date.issued1979pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73714
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Louis Bruno Alcortapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 105-123pt_BR
dc.description.abstractResumo: Por que aplicar o enfoque sistémico à instrução? Há pelo menos duas razões: a inadequação das teorias de aprendizagem é um dos fatores que impelem a buscar uma solução para o problema; outra razão é o estado embrionário da psicologia da instrução. Evidências da efetividade da instrução modular no processo de ensino da disciplina Administração de Pessoal do Curso de Administração de Empresas, nível universitário, são reveladas neste estudo. Está presente um breve retrospecto histórico das relações de trabalho entre empregados e empregadores, que traça um quadro evolutivo da administração de pessoal desde os primórdios da Revolução Industrial até os dias atuais. O trabalho apresenta e evidencia o paralelismo existente entre a Administração por Objetivos (abordagem neoclássica da administração) e o Currículo como Tecnologia, ambos vistos como tecnologias orientadas aos objetivos; quanto aos objetivos, instrucionais, a tecnologia fica impregnada do enfoque behaviorista da administração (Teoria X e Y de McGREGOR) . Aborda também a Teoria de Sistemas e a sua aplicação à Tecnologia de Educação na forma do ensino programado, chave para a eficiência e substituto eficaz do ensino convencional, segundo o testemunho de educadores. Relata as origens do ensino programado, as suas principais correntes e as vantagens da abordagem sistêmica. Apresenta argumentos a favor do ensino individualizado, realçando a variável tempo e a definição dos objetivos como suporte do ensino para competência, e comparando-o com o ensino convencional; inclui diversos significados do vocábulo "modulo11. Dá enfase a necessidade de especificar a qualidade da instrução mais em termos de resultados individuais do que grupais, encarando a sala de aula como uma organizaçao que busca libertar-se da orientação taylorista e fayolista e que pode encontrar no Currículo como Tecnologia uma saída para a adoção da Administração por Objetivos. Como objetivos principais, o Estudo estabelece: (a) o desenvolvimento de um Modelo Referencial capaz de orientar as competências esperadas dos alunos e (b) a construção de instrumentos viáveis para implementar o Modelo Referencial; pretende também verificar se a instrução modular pode resultar numa performance do aluno com possibilidade de atingir, pelo menos, 80% do nível de competência final esperado nos objetivos instrucionais. O trabalho intenta demonstrar uma das duas hipóteses: Ho: Não há diferença significativa entre as médias obtidas pelos alunos nos pré e pós-testes extensivos com relação ao Modelo Referencial. H1: A aplicação da instrução modular ao processo de ensino resulta numa performance do aluno capaz de atingir, pelo menos, 80% do nível da competência final esperada nos objetivos instrucionais do Modelo Referencial. A revisão bibliográfica deteve-se no exame de referências sobre os modulos de ensino, seus tipos, suas vantagens e desvantagens, através de relatos de autores nacionais e estrangeiros. Para a individualização do ensino da disciplina administração de pessoal, aforam desenvolvidos doze módulos de ensino, divididos em dois clusters :o Administraçao de Pessoal I (5 módulos) e Administração de Pessoal II (1 modulos) , ambos abrangendo o programa completo. Cada modulo ê composto de um pré-teste, de um roteiro de aprendizagem e de dois pós-testes. O experimento foi conduzido durante quatro semestres letivos, nos anos de 1977 e 1978. Os modulos foram aplicados a 14 turmas semestrais, num total de 515 (quinhentos e quinze) alunos, permitindo que a validação dos instrumentos instrucionais sofresse realimentação permanente e fidedigna. A técnica paramétrica denominada "prova t", usualmente adotada para analisar dados extraídos de dois tratamentos diferentes aplicados a uma mesma população, foi o tratamento estatístico escolhido. Essa técnica revelou que apenas dois dos 83 experimentos caíram fora da área crítica de rejeição. Também foram apresentados os resultados gerais da distribuição de notas de pré e pós-testes, comprovando a hipótese alternativa (H^) com uma performance do aluno a um nível de competência final esperada de 90%. 0 trabalho pretende demonstrar também a aplicabilidade dessa metodologia curricular à formação profissional de administradores de empresas, e tecer recomendações práticas aos que dela desejem servir-se no contexto da escola brasileira. Acompanham o trabalho 307 referências bibliográficas e um glossário com 238 termos, além de 12 modulos instrucionais. Os pré e pós-testes, por motivos óbvios, nao acompanham este volume, À parte, são apresentados dois volumes do Caderno de Estudos de Administração de Pessoal" I e II, que contêm a nova e atualizada versão dos módulos usados na pesquisa e que constituem os instrumentos efetivos e completos da aprendizagem dessa disciplina.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Why apply the systemic view to instruction? There are at least two reasons: one is the inadequacy of apprenticeship the ores that impels the searching of a solution to the problem; the other is the embryonic state of the psychology of instruction. In this study, evidences of the effectiveness of modular instruction are brought out in the teaching process of the discipline Personnel Administration which is part of the Business course at university level. A brief historical retrospect of the labor relationship between employees and employers, describing the evolution of the personnel administration from the beginning of the Industrial Revolution up to the present, is also mentioned. The work presents and makes evident the existent parallelism between the Administration by Objectives (the neoclassic administration approach) and the Curriculum as Technology, both of them seen as Technologies orientated to the objectives; with reference to the instruction objectives, Technology becomes impregnated with the behaviorist localization of the administration (X and Y McGREGORT's theory). Includes also the Theory of Systems and its application to the Technology of Education in the pattern of programmed teaching; key to efficiency and a suitable substitute for the conventional teaching, according to the teacher's report. It mentions the origin of programmed teaching, its main branches and the ad vantages of the systemic approach. It presents arguments in favor of the individualized teaching, emphasizing, the variable time and a definition of the objectives as a teaching support for aptitude, and in comparison wi th the conventional teaching it includes several purports of the word "m odule". It emphasizes the necessity of specifying the quality of the instruction in a more precise way of individual results than in groups, considering the classroom as being an organization with the purpose of getting free from Taylorism as well as Fayolism orientation and that can find in the Curriculum as Technology a solution for the approval of the Administration Objectif ves. As main purposes the study determines: a) the development of a Referential iii Model with the possibility of guiding the expected competence of the pupils, b) the constrution of possible instruments to implement the Referential Model; it also intends to find out if the modular instruction can result in the pu pi l's performance with the possibility of achieving al least 80% of the expected final competence. The work aims to demonstrate one of the two hypothesis: Hq : There is no sig nificant difference between the media obtained by .the pupils in the pre and post extensive test with regard to the Referential Model. Hq: The application of the modular instruction to the teaching process results in the pupil's performance with the ability of attaining, at least, 80% of the level of the expected final competence in the instruction objectives of the Referential Model. The bibliographic review lingered on the exam of qualifications about the teaching module, their types, advantages and desadvantages, through the reports of both national and foreign authors. With the purpose of individualization in the teaching of the discipline Per sonnel Administration, twelve teaching module have been developed and devided into cluster's: Personnel Administration I (5 module), Personnel Admi nistration II (7 module) both embracing the complete program. Each module consists of a pre test, of an apprenticeship syllabus and of two post test. The test has been managed during four school semesters in 1977 and 1978. The module have been applied to fourteen semestral groups, each semester reaching a total number of 515 (five hundred and fefteen) pupils allowing the validation of the educational instruments to be in permanent maintenan^ ce. The parametric technic called "test t" usually applied in order to analize data from two different treatments applied to a same population has been the chosen statistical treatment. This technic showed that only two out of the 83 experiments stood out of the critical area of rejection. Also have been presented the general results concerning the distribution of pre and post test grades, proved the alternative hypothesis (Hq) with the pupil's performance to the level of the expected final competence - 90%. It is also the intention of the wo r k to demonstrate the applicability of the curricular methodology to the professional formation, of business admi^ nistrators and give practical recomendation to all of those who want to m a - ke use of this work. It will be found enclosed 307 bibliographic references, a glossary wi th 238 words and 12 instruction module. Pre and post tests are not found enclosed. Two books are presented aside "Book of Personnel Administration Studies" I and II, including the new and up-to-date version of module applied to the research and wi ch constitutes the effective and complete instruments for the apprenticeship of this discipline.pt_BR
dc.format.extent147 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEvidências de efetividade da instrução modular no processo de ensino na disciplina de Administração de Pessoalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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