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dc.contributor.advisorKuenzer, Acácia Zeneidapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorGonçalves, Rose Mary Gimenezpt_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T19:11:53Z
dc.date.available2022-11-30T19:11:53Z
dc.date.issued1992pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73705
dc.descriptionOrientadora: Acácia Zeneida Kuenzerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 216-221pt_BR
dc.description.abstractResumo: O trabalho desenvolvido nesta dissertação consistiu na análise da proposta de Reestruturação do Ensino de 2º Grau Noturno do Curso de Educação Geral, implantado pela Secretaria de Estado de Educação, a partir de 1989, nos estabelecimentos da rede estadual. O objetivo que se teve em vista foi identificar, numa amostra de dez estabelecimentos, os possíveis avanços e os enfrentamentos vividos nos dois primeiros anos de implantação da nova estrutura administrativa e pedagógica. Para melhor caracterização da realidade do ensino noturno, refletiu-se coletivamente com as equipes técnico-pedagógicas, professores e alunos sobre as condições concretas que determinam esta realidade. Pelas representações que fazem da escola, permitiu-se levantar os elementos necessários à análise e fornecer pistas para um possível redimensionamento do ensino oficial. A forma de apresentação da dissertação procura revelar esses momentos. Na primeira parte, faz-se a análise do ensino de 2º grau no Brasil e no Paraná, especificamente aquele ofertado no noturno aos estudantes-trabalhadores; na segunda, procura-se captar e explicitar as contradições que permeiam a insustentável distância existente entre as intenções manifestadas pelo Estado e a sua concretização. A conclusão a que se chega é de que a educação para a cidadania como direito de todos, pressuposto da proposta implantada, só será possibilitada pela vontade política dos governantes, traduzida em condições concretas e objetivas consolidadas, na prática educacional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The work develope in this dissertation consist m the analysisof the proposal of "Teaching Reestructunng of Nocturnal HighSchools", introduced by the State's Education Departament,started in 1989, m public institutions.The purpose of the study was to identify, in a sample of teninstitutions, the possible advances and challenges faced in thefirst two years after the introduction of the new administrativeand pedagogical structure.A better characterization of the nocturnal study was achievedby a series of collective discussions between members of thetechnical-pedagogic staff, teachers and students about the realconditions that determine this realty. The studies made of theschool system, enabled us to collect the basic elements neededfor an analysis and to provide a parameter for a possibleredemensíoning of nocturnal study m Paraná.The dissertation's format attempts to reveal these moments.The first part consists of an analysis of Brasilian and Parana'sHigh Schools, specifically in those who offer night classes tostudents who work, m the second part, we try to determine anddemonstrate the contradictions between the intentions shown bythe state and the actual execution of them.The conclusion reached is that education for the citizens, asa right for all, presented m this work, will only be possiblewith the governments suport by providing concrete and objectivecondictions for making effective nocturnal teaching possible.pt_BR
dc.format.extent221 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação - Paranápt_BR
dc.subjectEnsino de segundo graupt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO curso de educação geral noturno no 2º grau regular : o controvertido acesso à educação : uma experiência paranaensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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