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dc.contributor.advisorCunha, Josafá Moreira da, 1978pt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Cintia Graziela Mosson de, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-04T13:53:02Z
dc.date.available2022-03-04T13:53:02Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73663
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Josafá Moreira da Cunhapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 24/06/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 86-96pt_BR
dc.description.abstractResumo: Os objetivos do sistema nacional de ensino, descritos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacam que mais do que apenas garantir o acesso e permanência na escola, é necessário que a aprendizagem dos estudantes seja significativa e desenvolva as competências necessárias para enfrentar com sucesso os desafios de dentro e fora da escola. Para além de promover competências cognitivas, a escolarização deve promover as competências socioemocionais (CSE) e a Educação Socioemocional (ESE) tem se mostrado promissora neste aprimoramento. O presente trabalho oferece dois estudos no campo da ESE. O primeiro estudo desta pesquisa mostra que as percepções de estudantes do ensino fundamental e médio sobre a adoção de ESE por parte de seus professores estão associadas, e tem efeito positivo na percepção das CSE destes. No segundo estudo, considerando que as CSE possuem características multifatoriais e necessitam de instrumentos adequados para a avaliação, a análise busca gerar evidências de validade da Bateria Semente de avaliação de habilidades socioemocionais, com alunos a partir de 8 anos. Este estudo é apenas um passo para aprofundar e discutir a necessidade de adoção da ESE nas escolas brasileiras como promotora das CSE dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objectives of the national education system, described in the Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Common National Curricular Standards) (Brazil, 2018) highlight that schooling should do more than just ensuring access and permanence in school. It is necessary that students' learning is meaningful and enhances the necessary skills to successfully face the challenges inside and outside schools. In addition to enhancing cognitive competencies, schooling should promote socio-emotional competencies. Social and Emotional Learning (SEL) has shown promise in enhancing socio-emotional competencies. The present work offers two studies in the field of socioemotional education. The first study of this research shows that the perceptions of elementary and high school students about the adoption of SEL by their teachers are associated and have a positive effect on the perception of these socio-emotional competencies. In the second study, considering that the socio-emotional competencies have multifactorial characteristics and need adequate instruments for evaluation, the analysis seeks to generate evidence of validity of the Bateria Semente de Avaliação de Habilidades Socioemocionais (Semente Scale for Socioemotional Competencies) among students as young as 8 years old. This study is only one step towards deepening and discussing the need for the adoption of SEL in Brazilian schools as a promoter of students' socio-emotional skills.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (96 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstudantes - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducação humanisticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação socioemocional em escolas de ensino fundamental e médiopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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