• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016047P0 Programa de Pós-Graduação em Educação Física
    • Teses
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016047P0 Programa de Pós-Graduação em Educação Física
    • Teses
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Construções de gênero, masculinidade e performances no balé : observações e narrativas sobre vivências de bailarinos em um universo feminino

    Thumbnail
    View/Open
    R - T - MARIA THEREZA OLIVEIRA SOUZA.pdf (5.427Mb)
    Date
    2021
    Author
    Souza, Maria Thereza Oliveira, 1993-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Gênero
    Sexo - Diferenças
    Masculinidade
    Balé (Dança)
    Corpo
    Educação Física
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Tese Digital
    Abstract
    Resumo: O objetivo geral da presente pesquisa foi investigar e tensionar as características das relações sociais presentes no balé, com especial atenção para as vivências de homens nesse espaço, bem como para as conexões entre prática corporal, performatividade de gênero e sexualidade. O trabalho foi construído por meio do método PhD by Published Work e os resultados se encontram divididos em seis artigos científicos. Foi definida uma escola de balé vinculada a um importante teatro do Brasil para realizar a pesquisa a partir de observação direta e, posteriormente, para a realização de entrevistas com bailarinos e professores. Além disso, como ponto de partida foram feitas pesquisas em bases de dados nacionais e internacionais para constituir a base teórica da investigação. Conclui-se que, ao menos nesse ambiente investigado, não se pode dizer que a visão do senso comum é errônea vinculada ao homem bailarino. Não é um estereótipo falar que a maioria dos integrantes desse espaço é homossexual e subverte as normas clássicas vinculadas à masculinidade hegemônica no ocidente. Isso porque esse aspecto condiz com a realidade e deve ser tratado com a naturalidade e a transparência que lhe cabe. Ou seja, o que se deve contestar e combater são as vinculações negativas que o senso comum traz a esse fato. Confirmou-se, então, a hipótese inicial de que o pedaço investigado se configura como um ambiente protetivo em relação a performatividades de gênero e identidades sexuais consideradas desviantes na lógica heteronormativa. Foi possível perceber, por meio de observações de aulas mistas, que fora dos palcos meninos e meninas convivem de forma próxima, pacífica, e com comportamentos e características símiles. Isso acontece por conta da aproximação dos meninos daqueles clássicos comportamentos vinculados às mulheres. Por outro lado, quando se trata das representações artísticas, as características femininas de delicadeza e leveza são exigidas constantemente das mulheres enquanto dos homens é requisitado que se apresentem de forma viril e cavalheiresca. Por fim, os professores tentaram desvincular a imagem de extremo autoritarismo do mundo do balé. Fizeram isso enfatizando que atualmente os profissionais têm uma formação científica mais vasta. Eles também defenderam que é necessária uma formação educacional mais ampla e humana nessa prática, já que o mercado para bailarinos é pequeno no Brasil e apenas uma pequena parte deles vai se tornar profissional.
     
    Abstract: The aim of this research was to investigate the characteristics of social relations present in ballet, with special attention to the experiences of men in this space, as well as to the connections between physical practice, gender performativity and sexuality. The work was built using the PhD by Published Work method and the results are divided into six scientific articles. A ballet school linked to an important theater in Brazil was defined to carry out the research based on direct observation and, later, to conduct interviews with dancers and teachers. Furthermore, as a starting point, research was carried out in national and international databases to form the theoretical basis of the investigation. It is concluded that, at least in this investigated environment, it cannot be said that the common sense view is erroneously linked to the male dancer. It is not a stereotype to say that most members of this space are homosexual and subvert the classic norms linked to hegemonic masculinity in the West. This aspect matches reality and must be treated with the naturalness and transparency that it is due. In other words, what must be contested and fought against are the negative links that common sense brings to this fact. Thus, the initial hypothesis that the investigated piece is configured as a protective environment in relation to gender performativities and sexual identities considered deviant in the heteronormative logic was confirmed. It was possible to notice, through observations of mixed classes, that offstage boys and girls coexist in a close, peaceful way, and with similar behaviors and characteristics. This happens because of the boys' approach to those classic behaviors linked to women. On the other hand, when it comes to artistic representations, the feminine characteristics of delicacy and lightness are constantly required from women, while men are required to present themselves in a virile and chivalrous manner. Finally, the professors tried to disentangle the image of extreme authoritarianism from the ballet world. They did this by emphasizing that today professionals have a broader scientific background. They also defended the need for a broader and more humane educational training in this practice, since the market for dancers is small in Brazil and only a small part of them will become professional.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/73662
    Collections
    • Teses [95]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV