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dc.contributor.advisorBrambatti, Luiz Ernesto, 1955-pt_BR
dc.contributor.authorNeves, Christopher Smith Bignardi, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-24T14:29:20Z
dc.date.available2022-02-24T14:29:20Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73569
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Luiz Ernesto Brambattipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa : Curitiba, 11/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo objetiva identificar se o comportamento de consumo em viagens de lazer dos turistas gays manifesta categorias do hedonismo na perspectiva do filósofo francês Michel Onfray. A metodologia utilizada foi um estudo composto qualiquantitativo. O estudo inicia com a historiografia da homossexualidade, o movimento gay e das identidades LGBTQ+, a partir de uma investigação teórica e empírica assentada em pesquisa exploratório-descritiva, sob a ótica do pesquisador, utilizando elementos da Teoria Queer. Num segundo momento, buscou-se o estado da arte das publicações sobre LGBTQ+ nas dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Turismo no Brasil e em todos os Anais provenientes dos Seminários da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR), e demais publicações que relacionam o turismo LGBTQ+ no Journal of Homosexuality, através do método bibliométrico. A base teórico-filosófica do estudo encontra explicações na filosofia do hedonismo, relacionando a busca do prazer associada ao turismo, segundo os conceitos de hedonismo pós-moderno na concepção de Michel Onfray. Conceitua-se o hedonismo a partir de Sócrates, das escolas cirenaica, epicurista e utilitarista. Para a identificação do locus onde ocorre o turismo LGBTQ+, buscou-se caracterizar o comportamento de gays e bissexuais, especificamente, que ocorre com maior ênfase em determinadas cidades, as quais apresentam uma cena gay ativa, vida noturna movimentada, população com mentalidade aberta para as diversidades e baixo índice de LGBTfobia, além de estrutura de hospedagem e serviços abertos ao público gay, consideradas destinos gay-friendly. Os destinos urbanos concentram a maior quantidade de turistas gays por apresentarem variedade de entretenimento para o segmento, com atributos associados à liberdade, além das tradicionais Paradas do Orgulho LGBT. Este estudo aborda também o turismo sexual, na forma da prostituição masculina, cuja oferta de serviços sexuais acontece em bares, restaurantes, discotecas, vídeos pub, clubes gays de diversos tipos e em saunas. O uso das novas tecnologias facilita a contratação dos serviços sexuais masculinos, possibilitando ao turista programar as atividades sexuais no destino, conferindo a esta prática caráter hedonista. Empiricamente, utiliza-se neste estudo três fontes de dados: 1) os dados elaborados e publicados pelo Community Marketing & Insights, entre os anos de 2012 a 2018 que apresentam caráter universal; 2) uma pesquisa exploratória, como pré-teste, realizada na 22ª Parada do Orgulho LGBTI de São Paulo (2018); e, 3) uma pesquisa survey, inserida na plataforma Google Forms, com 1403 respondentes gays e bissexuais masculinos cisgêneros e transgêneros. Os resultados apontaram que o público brasileiro difere em diversos aspectos dos turistas norte-americanos, não refletindo as características econômicas e motivacionais apontadas pela Organização Mundial do Turismo (2017), além de desmistificar que turistas gays buscam por turismo sexual. As peculiaridades dos turistas gays e bissexuais brasileiros traçam um perfil único desse público, caracterizados por não terem filhos, com idade média de 30 anos, pertencentes a "Classe C", que buscam atividades culturais e de descanso em suas viagens de lazer. Finalmente, relacionou-se as três fontes de dados ancoradas nos elementos apontados como característicos da identidade LGBTQ + com a teoria hedonista.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to identify whether the behavior of consumption in leisure travel of gay tourists manifests categories of hedonism from the perspective of the French philosopher Michel Onfray. The methodology used was a quantitative compound study. The study begins with the historiography of homosexuality, the gay movement and LGBTQ+ identities, from a theoretical and empirical investigation based on exploratory-descriptive research, from the perspective of the researcher, using elements of the Queer Theory. In a second moment, we sought the state of the art of publications on LGBTQ+ in the dissertations defended in the Graduate Programs in Tourism in Brazil and in all the Anais from the Seminários da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR), and other publications that relate LGBTQ+ tourism in the Journal of Homosexuality, through the bibliometric method. The theoretical-philosophical basis of the study finds explanations in the philosophy of hedonism, relating the search for pleasure associated with tourism, according to the concepts of postmodern hedonism in the conception of Michel Onfray. Hedonism is conceptualized from Socrates, from the Circus, Epicurean and Utilitarian schools. For the identification of the locus where LGBTQ+ tourism occurs, we sought to characterize the behavior of gays and bisexuals, specifically, which occurs with greater emphasis in certain cities, which present an active gay scene, busy nightlife, population with an open mindset for the diversity and low lgbtphobia index, as well as hosting structure and services open to gay audiences, considered gay-friendly destinations. Urban destinations concentrate the largest number of gay tourists by presenting a variety of entertainment for the segment, with attributes associated with freedom, as well as traditional LGBT Pride Parades. This Study also addresses sex tourism, in the form of male prostitution, whose offer of sexual services takes place in bars, restaurants, nightclubs, pub videos, gay clubs of various types and in saunas. The use of new technologies facilitates the hiring of male sexual services, enabling tourists to program sexual activities at the destination, conferring this practice hedonistic character. Empirically, three data sources are used in this study: 1) the data prepared and published by Community Marketing & Insights, between the years 2012 and 2018 that present a universal character, an exploratory research, as a pre-test, conducted at the 22nd Pride LGBTI of São Paulo (2018), and a survey survey, inserted in the Google Forms platform, with 1403 gay and bisexual male drivers cisgenders and transgender. The results showed that the Brazilian public differs in several aspects of American tourists, not reflecting the economic and motivational characteristics pointed out by the World Tourism Organization (2017), besides demystifying that tourists gays seek for sex tourism. The peculiarities of Brazilian gay and bisexual tourists, trace a unique profile of this public, characterized by not having children, with an average age of 30 years, belonging to "Class C", who seek cultural and rest activities in their leisure trips. Finally, the three data sources anchored in the elements pointed out as characteristic of LGBTQ + identity were related to hedonistic theory.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTuristaspt_BR
dc.subjectHomossexuaispt_BR
dc.subjectHedonismopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectSexopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleDo descanso ao sexo : um estudo das práticas hedonistas de lazer e prazer dos turistas gayspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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