Um olhar sobre pesquisas brasileiras na formação de professores para o ensino de álgebra
Resumo
Resumo: O presente estudo investiga tendências e possibilidades na formação de professores para o Ensino de Álgebra à luz de pesquisas brasileiras que abordam o tema, entendendo que a formação de professores para o ensino de álgebra pode constituir-se caminho significativo para a melhoria dos processos de ensino dessa componente curricular. Com a problemática: O que revelam as pesquisas brasileiras sobre a formação de professores para o ensino de Álgebra? Esta pesquisa é bibliográfica de cunho qualitativo, tem como foco um olhar nas pesquisas brasileiras que permeiam o ensino da Álgebra e o pensamento algébrico na formação de professores, no período de 2010 até 2019. Foram analisados trabalhos de pesquisa voltados à Educação Básica e Ensino Superior, na formação inicial e continuada de professores. A pesquisa adota como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica, tendo o levantamento de dados com base na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), por meio da análise de dissertações e teses, a partir das palavras-chaves: Álgebra, Ensino de Álgebra, Pensamento Algébrico e Formação de Professores. Do levantamento, obteve-se 23 trabalhos, que são analisados por meio de organização de dados nas seguintes categorias de análise: Linguagem e pensamento algébrico, Metodologias para o ensino da álgebra e Conhecimento algébrico e pedagógico na formação do professor. Na categoria Linguagem e Pensamento Algébrico, pode-se perceber que as pesquisas têm sido desenvolvidas depois da década de 80, com o desenvolvimento do Pensamento Algébrico que se reflete muito quando trabalhada a Álgebra dos anos iniciais e tão importante para o desenvolvimento para anos posteriores da educação básica, abarca o que seria pensar algebricamente. Em Metodologia para o Ensino da Álgebra, foram encontradas várias pesquisas envolvendo tecnologias com utilização de softwares e Resolução de problemas. Em Conhecimento Algébrico e Pedagógico na Formação do Professor pôde-se evidenciar a importância da formação inicial e continuada dos professores no que tange ao desenvolvimento profissional docente para o trabalho pedagógico com a Álgebra, tanto em relação aos conceitos algébricos quanto à formação pedagógica para o ensino. Abstract: The present study investigates trends and possibilities in teacher education for Algebra Teaching in the light of Brazilian research on the subject, understanding that teacher training for algebra teaching can constitute a significant path to improve teaching processes. of this curricular component. With the issue: What do Brazilian researches reveal about teacher education for teaching Algebra? This research is bibliographical of a qualitative nature, focusing on a look at Brazilian research that permeates the teaching of Algebra and algebraic thinking in teacher education, from 2010 to 2019. Research papers focused on Basic Education and Higher Education were analyzed. , in initial and continuing teacher training. The research adopts bibliographic research as a methodological path, with data collection based on the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), through the analysis of dissertations and theses, using the keywords: Algebra, Teaching Algebra, Algebraic Thinking and Teacher Training. From the survey, 23 works were obtained, which are analyzed by organizing data in the following categories of analysis: Language and algebraic thinking, Methodologies for teaching algebra and Algebraic and pedagogical knowledge in teacher education. In the Algebraic Language and Thought category, it can be seen that research has been developed after the 1980s, with the development of Algebraic Thought, which reflects a lot when working with Algebra in the early years and so important for the development of later years. Basic education encompasses what it would be to think algebraically. In Algebra Teaching Methodology, several researches involving technologies with the use of software and problem solving were found. In Algebraic and Pedagogical Knowledge in Teacher Education, it was possible to highlight the importance of initial and continuing teacher education with regard to professional teacher development for pedagogical work with Algebra, both in relation to algebraic concepts and pedagogical training for teaching.
Collections
- Dissertações [208]