Adaptação e implementação da Metodologia Kanban nos processos de auditoria de manejo florestal em uma Certificadora Florestal
Abstract
Resumo : No início da década de 1970 a comunidade internacional começou a dar maior relevância para as questões ambientais globais, e o conceito de desenvolvimento sustentável começou a ser formado e discutido. A partir disso, selos verdes como o FSC® e o PEFC começaram a ser criados na década de 1990, visando garantir a responsabilidade e sustentabilidade das empresas e produtores florestais. A demanda por serviços de certificação florestal aumentou, e a gestão dos processos internos das certificadoras se tornou muito importante para dar conta desta nova demanda. Este trabalho tem como objetivo adaptar e implementar a metodologia Kanban nos processos de auditoria de manejo florestal da certificadora florestal, através do uso de ferramentas e técnicas de gestão de processos. Foram mapeadas todas as etapas do processo de auditoria por meio dos procedimentos internos da organização e dos padrões FSC® e CERFLOR aplicáveis. Também foram criadas redes PERT/CPM com base nos prazos das etapas, para melhor identificação das relações entre as mesmas. Posteriormente as etapas foram inseridas num software de gestão de processos baseado na metodologia Kanban. A implementação no software trouxe diversas vantagens, como: atribuição de responsáveis as etapas; atribuição de atividades por meio do quadro de tarefas; automatização dos prazos; melhor detalhamento, acompanhamento e visualização dos processos de auditoria pelos gestores e funcionários, auxiliando o planejamento geral da organização; identificação de gargalos ao longo do processo, proporcionando a identificação de oportunidades de melhoria; integralização da informação e das ferramentas de gestão da informação; otimização do tempo de trabalho; confecção de relatórios e dashboards referentes a atrasos, desempenho, etc. Com isso, a adaptação da metodologia Kanban se mostrou promissora na gestão dos processos de auditoria de manejo florestal. Abstract : In the early 1970s the international community started to give more relevance to the global environmental issues and the concept of sustainable development began to be formed and discussed. From that green stamps like FSC® and PEFC started to be created, aiming to guarantee responsibiltiy and sustainability of forest companies and producers.The demand for forest certification services increased, and the management of the certifiers internal processes became very important to meet this new demand. This work aims to adapt and implement the Kanban methodology in the forest management audit processes of the forest certifier, through the usage of process management tools and techniques. All stages of the audit process were mapped using the organization’s internal procedures and the applicable FSC® and CERFLOR standards. PERT/CPM networks were also created based on the stages’ deadlines to better identify the relationships between them. Subsequently the steps were inserted in a process management software based on the Kanban methodology. The software implementation brought several advantages, such as: assigning the stages to those responsible; assignement of activies through the task board; automation of deadlines; better details, monitoring and visualization of audit processes by managers and employees, assisting the organization’s general planning; identification of bottlenecks throughout the process, providing identification of opportunities for improvement; integration of information and information management tools; optimization of working time; confection of reports and dashboards regarding delays, performance, etc. With this, the adaption of the Kanban methodology proved to be promissing in the management of the forest management audit processes.
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- Engenharia Florestal [229]