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dc.contributor.advisorKasper, Katia Maria, 1959-pt_BR
dc.contributor.authorBarros, Maiara Pereirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-03T17:39:41Z
dc.date.available2022-03-03T17:39:41Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73403
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dr. Kátia Maria Kasperpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 01/09/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 121-127pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa apresenta uma investigação em educação, na qual uma professora acompanha trajetos de processos de criação e resistência de estudantes secundaristas na escola e outros territórios. Através de procedimentos da pesquisa cartográfica (DELEUZE; GUATTARI, 2011; ROLNIK, 1989), mapeiam-se linhas com acontecimentos do cotidiano escolar, documentários, uma peça de teatro e uma ação de plantio na escola. Nessa travessia, busca-se ver e dar a ver as existências mínimas (LAPOUJADE, 2017), nas quais os estudantes afirmam a potência da vida frente às palavras de ordem da escola. O contágio pelos processos acompanhados pela cartógrafa, moveram em aproximações e experimentações de uma educação menor (GALLO, 2013), criando uma professora contagiada pelos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The current research presents an investigation in education, in which a teacher accompanies the trajectories of creation and resistance processes of high-school students at school and other territories. Through the procedures of cartographic research (DELEUZE; GUATTARI, 2011; ROLNIK, 1989) lines have been mapped with the experiences of school life, documentaries, a theatrical play and a planting practice at school. In this journey, the aim is to see and show the lesser existences (LAPOUJADE, 2017), in which students affirm the potency of life in the face of school watchwords. The contagion, through the processes accompanied by the cartographer, has moved approximations and experimentations of minor education (GALLO, 2013) creating a teacher contaminated by the students.pt_BR
dc.description.abstractResumen: El presente trabajo presenta una investigación en educación, en la cual una profesora acompaña trayectos de procesos de creación y resistencia de estudiantes secundaritas en la escuela y otros territorios. A través de procedimientos de investigación cartográfica (DELEUZE; GUATTARI, 2011; ROLNIK, 1989) se mapean líneas con sucesos del día a día en la escuela, documentales, una obra de teatro y acción de siembra en la escuela. En ese recorrido buscamos ver y dar a ver las existencias mínimas Lapoujade (2017), en las cuales los estudiantes afirman la potencia de la vida frente a las palabras de orden de la escuela. El contagio en la cartografía por los procesos acompañados nos movieron en acercamientos y experimentación de la educación menor (GALLO, 2013), trayendo una profesora ocupada por los estudiantes.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (127 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstudantes - Condutapt_BR
dc.subjectEstudantes - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEstudantes - Comportamentopt_BR
dc.subjectEnsino - Professores e alunospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleProcessos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramaspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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