O processo de ensino da leitura em uma turma de 1º ano : análise da prática docente
Date
2021Author
Oliveira, Helainne Robertha Alves de, 1981-
Metadata
Show full item recordSubject
LeituraAlfabetização
Práticas pedagógicas
Educação
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Tese DigitalAbstract
Resumo: Esta pesquisa trata do ensino da leitura realizada com uma turma do 1º. ano do Ensino Fundamental, de escola pública. Teve como objetivo analisar a prática pedagógica que foi desenvolvida com 30 estudantes buscando os elementos fundamentais para a formação de professores alfabetizadores. O referencial teórico está relacionado à concepção de linguagem, ao desenvolvimento e à aprendizagem, segundo Vygotsky (1991, 2000), Soares (2020), Ferreiro e Teberosky (1999). Considera que a aquisição da leitura perpassa pelo processo de alfabetização e de letramento, sendo que nele deve ocorrer a aprendizagem do sistema alfabéticoortográfico e o letramento, como uso social da leitura e da escrita nas práticas sociais, conforme aponta Soares (2017, 2020). Para que estes processos sejam planejados de modo que as atividades favoreçam a apropriação das habilidades essenciais a ambos os processos, os docentes podem utilizar métodos de ensino ou práticas pedagógicas, conforme apontadas por Bacila (2013), Chartier (2012), Colello (2011), Ferreiro e Teberosky (1999), Ferreiro (2011), Micotti (2019), Morais (2012), Mortatti (2000, 2012) e Soares (2007, 2017, 2020) visando atingir os objetivos propostos para esse ciclo da alfabetização. Uma das habilidades fundamentais para a aquisição da leitura é o desenvolvimento da consciência fonológica, processo que se refere à capacidade de refletir e manipular as unidades da língua falada, como destacam Barrera e Maluf (2003), Barrera e Santos (2019), Correa (2001), Gombert (2003), Guimarães (2005), Lyra e Eisemberg (2019), Morais (1996, 2019), Morais, Leite e Kolinsky (2013), e Spinillo (2013). Foram utilizados como principal referencial teórico os pressupostos da aprendizagem da leitura na abordagem Construtivista de Ferreiro (1995, 2011, 2015), Ferreiro e Teberosky (1999), Morais (2010, 2012) e Soares (2020), além das contribuições da compreensão leitora na fase inicial da escolarização de Barrera e Santos (2018), Correa e Mousinho (2013), Ferreiro (2015), Gomes e Boruchovitch (2013), Morais, Leite e Kolinsky (2013), Roazzi, Salles e Justi (2013), Salles e Parente (2004). Foi empregada uma pesquisa qualitativa, segundo alguns autores (ALVES, 1991; ANDRÉ, 2012; LÜDKE; ANDRÉ, 2014), estruturada como um estudo de caso, organizado em três etapas: fase exploratória; coleta de dados; e análise sistemática dos dados. Foram empregados como instrumentos de coleta: observação, entrevista, análise documental e aplicação de três testes de leitura com base no Projeto Político Pedagógico (CURITIBA, 2017); Currículo do Ensino Fundamental (CURITIBA, 2020); Planos de Aula (2019). Realizou-se a análise de conteúdo conforme Bardin (1977), buscando transformar os dados em informações relevantes para compreender as práticas. Os resultados mostraram que a prática docente estava pautada em uma concepção de ensino tradicional com atividades desenvolvidas baseadas na memorização das letras do alfabeto empregando palavras descontextualizadas. Constatou-se a importância de um planejamento voltado para a aquisição da linguagem escrita baseado na sistematização do princípio alfabético bem estruturado, com ensino explícito das habilidades fonológicas, realizadas considerando os níveis de construção da língua escrita pelas crianças e empregando atividades como: reflexão sobre a escrita a partir de textos significativos, e em leituras compartilhadas entre professora e crianças, empregando textos reais que circulam no meio social, como da literatura, poesia e cantigas. Além disso, as práticas de letramento foram desenvolvidas como pretextos para o treino da língua escrita, com isso, deixou-se de trabalhar as habilidades essenciais para a formação do leitor, bem como com o uso do texto em práticas sociais, para que os estudantes aprendessem a função de cada um deles. Apesar da docente adotar práticas pedagógicas que se distanciavam do previsto nos documentos oficiais que norteiam o trabalho pedagógico do alfabetizador, ainda assim, 16 estudantes terminaram o ano lendo frases e textos; 09 estudantes lendo palavras; e 04 estudantes apenas nomeando letras. Abstract: This research deals with the teaching of reading carried out with a 1st. Year of Elementary School, public school. It aimed to analyze the pedagogical practice that was developed with 30 students seeking the fundamental elements for the formation of literacy teachers. The theoretical framework is related to the conception of language, development and learning according to Vygotsky (1991, 2000); Soares (2020); Ferreiro and Teberosky (1999). It considers that the acquisition of reading permeates the literacy and literacy process, in which learning of the alphabeticorthographic system and literacy must occur, as a social use of reading and writing in social practices, as pointed out by Soares (2017, 2020). In order for these processes to be planned so that the activities favor the appropriation of essential skills for both processes, teachers can use teaching methods or pedagogical practices, as pointed out by Bacila (2013), Chartier (2012), Colello (2011), Ferreiro and Teberosky (1999), Ferreiro (2011), Micotti (2019), Morais (2012), Mortatti (2000, 2012) and Soares (2007, 2017, 2020) aiming to achieve the goals proposed for this literacy cycle. One of the fundamental skills for reading acquisition is the development of phonological awareness, a process that refers to the ability to reflect and manipulate the units of the spoken language, as highlighted by Barrera and Maluf (2003), Barrera and Santos (2019), Correa (2001), Gombert (2003), Guimarães (2005), Lyra and Eisemberg (2019), Morais (1996, 2019) Morais, Leite and Kolinsky (2013), and Spinillo ( 2013). The main theoretical framework used was the assumptions of learning to read in the Constructivist approach of Ferreiro (1995, 2011, 2015), Ferreiro and Teberosky (1999), Morais (2010, 2012) and Soares (2020), in addition to the contributions of reading comprehension in the early stage of schooling by Barrera and Santos (2018), Correa and Mousinho (2013), Ferreiro (2015), Gomes and Boruchovitch (2013), Morais, Leite and Kolinsky (2013), Roazzi, Salles e Justi (2013), Salles and Parente (2004). Qualitative research was used, according to (ALVES, 1991; ANDRÉ, 2012; LÜDKE; ANDRÉ, 2014), structured as a case study, organized in three stages: exploratory phase; data collection and systematic data analysis. The collection instruments used were: observation, interview, document analysis and application of three reading tests based on PPP (2017), Curriculum (2020) and Lesson Plans (2019). Content analysis was performed according to (BARDIN, 1977), seeking to transform the data into relevant information to understand the practices. The results showed that the teaching practice was based on a traditional teaching concept with activities based on the memorization of the letters of the alphabet using decontextualized words. It was verified the importance of planning aimed at the acquisition of written language based on the systematization of the well-structured alphabetic principle, with explicit teaching of phonological skills, carried out considering the levels of written language construction by children and employing activities such as: reflection on written from significant texts, and in readings shared between the teacher and children, using real texts that circulate in the social environment, such as literature, poetry and songs. In addition, literacy practices were developed as pretexts for the training of written language, with this, the essential skills for reader training were not worked, as well as the use of text in social practices so that students could learn the function of each of them. Although the teacher adopts pedagogical practices that deviate from what is foreseen in the official documents that guide the pedagogical work of the literacy teacher, still, 16 students finished the year reading sentences and texts; 09 students reading words and 04 students just naming letters.
Collections
- Teses [300]