Engajamento acadêmico e qualidade da amizade : conexões entre estudantes do ensino fundamental
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Date
2021Author
Machado, Linie, 1995-
Metadata
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Estudantes - Rendimento escolarEstudantes - Formação
Ensino fundamental
Amizade
Relações humanas
Educação
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Dissertação DigitalAbstract
Resumo: As relações de amizade ocupam um papel importante na vida dos indivíduos e no seu processo de desenvolvimento e bem-estar. Reconhecida pelo vínculo afetivo que estabelece entre os envolvidos, ela assume destaque na adolescência e influencia o processo de aquisição de competências. A literatura destaca que esse relacionamento também pode contribuir com o processo de engajamento acadêmico, entretanto, há estudos que afirmam que nem todos os aspectos das relações de amizade são favoráveis ao engajamento. Diante disso, este estudo pretende analisar os fatores dessas relações, investigando como a qualidade da amizade pode estar associada ao engajamento dos estudantes. Participaram deste estudo 634 estudantes do Ensino Fundamental, com idade entre 10 e 14 anos, matriculados em escolas públicas da cidade de Curitiba, no Estado do Paraná. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos o Inventário da Rede de Relacionamentos (NRI-RQV) e a Escala de Engajamento Escolar (EEE), e a análise dos dados incluiu técnicas descritivas e inferenciais. Os resultados revelaram que a qualidade da amizade estava correlacionada ao engajamento acadêmico, de modo que a dimensão positiva poderia favorecer o engajamento emocional, enquanto a dimensão negativa poderia prejudicar o engajamento acadêmico global, comportamental e emocional. Além disso, na análise de regressão, fatores como aprovação, intimidade e dominância foram significativamente associados ao engajamento dos estudantes. Os dados evidenciam a importância de estabelecer e manter relações positivas entre estudantes no contexto escolar, como forma de favorecer o engajamento acadêmico. Abstract: Friendship relationships play an important role in the lives of individuals and in their developmental process and well-being. Recognized by the affective bond established between those involved, it assumes prominence in adolescence and influences the process of acquiring skills. The literature highlights that this relationship can also contribute to the process of academic engagement, however, there are studies that state that not all aspects of friendship relationships are favorable to engagement. Given this, this study aims to analyze the factors of these relationships by investigating how the quality of friendship may be associated with student engagement. A total of 634 elementary school students, aged 10 to 14 years, enrolled in public schools in the city of Curitiba, Paraná State, participated in this study. For data collection, the Network of Relationships Inventory (NRI-RQV) and the School Engagement Scale (EEE) were used as instruments, and data analysis included descriptive and inferential techniques. The resultsrevealed that friendship quality was correlated with academic engagement, such that the positive dimension could favor emotional engagement, while the negative dimension could impair overall academic, behavioral, and emotional engagement. Furthermore, in the regression analysis, factors such as approval, intimacy, and dominance were significantly associated with student engagement. The data highlight the importance of establishing and maintaining positive relationships between students in the school contextas a way to foster academic engagement.
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