dc.contributor.advisor | Bartelmebs, Roberta Chiesa, 1987- | pt_BR |
dc.contributor.author | Patel, Gabriela Bucalão, 1997- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-14T14:23:18Z | |
dc.date.available | 2022-02-14T14:23:18Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/73358 | |
dc.description | Orientador : Roberta Chiesa Bartelmebs | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas - Matemática. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma revisão bibliográfica do tipo estado do conhecimento (FERREIRA, 2002). De modo geral, na Educação Matemática, existem muitas dificuldades, uma delas é a superação dos obstáculos epistemológicos que se mostram presentes tanto em estudantes quanto em professores da área. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho foi o de identificar os principais obstáculos epistemológicos levantados pelas pesquisas na área da Educação Matemática. A noção de obstáculos epistemológicos iniciou-se com Gaston Bachelard, com foco para a ciência, definiu-os originados por erros e problemas que impedem o avanço do espírito científico. No campo da Didática da Matemática, essas noções de obstáculos são recorrentes tanto para o ensino quanto para a aprendizagem (NEGRÃO E NETO, 2016). A coleta de dados foi feita na plataforma Google Acadêmico vinculada aos seguintes descritores: "Obstáculos epistemológicos and matemática", foram encontrados artigos relativos a esta busca nas revistas: Areté, Bolema, Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, Ciência da informação, Contrapontos, Educação e Pesquisa - Revista da faculdade de educação da USP, Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Revista Brasileira de Educação, Revista Educação, Revista Paranaense de Educação Matemática e Revista Investigações em Ensino de Ciências. Ao todo foram coletados 17 artigos, 1 tese e 2 resenhas de livros. A busca foi feita entre os anos de 2004 a 2020. Os resultados apontam que o tema dos obstáculos epistemológicos é bastante atual. Os principais obstáculos encontrados foram as dificuldades em que o professor e o aluno em determinado momento têm de diferenciar a opinião própria do saber cientifico e as dificuldades que impedem o aluno de avançar num determinado conceito matemático, por causa de obstáculos anteriores que não foram vencidos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ciencias exatas | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | Obstáculos epistemológicos : o estado de conhecimento na educação matemática | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |