dc.contributor.advisor | Santiago, Célia Maria dos Santos, 1954- | pt_BR |
dc.contributor.author | Costa, Maria Balbina dos Reis, 1970- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-09T20:15:21Z | |
dc.date.available | 2022-02-09T20:15:21Z | |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/73314 | |
dc.description | Orientador : Prof. Celia M. dos S. Santiago | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Apresenta o perfil da leitura dos alunos de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Questiona 83 alunos de um universo de 188 matriculados no curso, abrangendo três turmas (2° ao 4° ano), durante o 2° semestre de 2001. Delineia como objetivo, o perfil de leitura dos alunos, identificando a motivação recebida, a representação da leitura para o corpo discente preferências entre as leituras de prazer, informação e conhecimento A pesquisa foi através de questionário. Evidencia fatores que auxiliaram na escolha do curso, definição e gosto pela leitura, primeiros contatos, recebimento de incentivo e fatores que promovem estimulo, media de horas utilizadas para leitura, as principais influências na escolha das publicações, formas de obtenção, locais preferidos, motivos que levam a leitura, a sua caracterização, fatores que impedem a qualidade, leituras que mais marcaram, índices de satisfação ao incentivo por parte do curso, sugestões e necessidade de incentivo. Apresenta como resultado, um conjunto predominantemente feminino, solteiro e atuante no mercado de trabalho. Caracteriza um publico que gosta de ler e aponta como principais indicadores dessa prática os amigos, notícias de jornais e os professores. Revela que as publicações são adquiridas por meio de empréstimo (biblioteca) e compra (fotocópia). Aponta o lar como local preferido para realização das leituras. Avalia a qualidade das leituras como boas. A representação da leitura esta associa-se ao conhecimento, Porém que a leitura de prazer foi aquela que marcou sua vida. Indica sugestões para o curso desenvolver maior incentivo à leitura. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (41 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Leitura (Ensino superior) | pt_BR |
dc.title | O perfil da leitura dos alunos de Gestão de Informação da Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |