Escolas para quilombolas : identidade, territorialidade no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos e na Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula
Resumo
Resumo: A busca por um modelo educacional que contemple a luta antirracista, territorialidade e identidade negra me levou a questionar se a escola pode ser um espaço de fortalecimento para as lutas das comunidades quilombolas e de que maneira ela contribui no fortalecimento da identidade desses educandos. Compreendendo que a instituição escolar é um espaço de disputa epistêmico e ontológico, e que a educação escolar quilombola é uma modalidade de ensino ainda recente, necessitando de uma organização curricular específica e de propostas pedagógicas que contemplem na teoria e na prática as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola. A intenção do projeto é compreender como a escola pode contribuir para o fortalecimento na luta pelo território e identidade quilombola no Colégio estadual Quilombola Diogo Ramos - que se localiza na comunidade quilombola João Surá, em Adrianópolis - PR na região de alta concentração de comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, e na escola Augusto Pires de Paula - que se localiza em Campo Largo - PR atendendo alunos quilombolas do quilombo Palmital dos Pretos, analisando nos documentos pedagógicos que regem o funcionamento de cada instituição as especificidades da modalidade , acompanhando a maneira que se estabelece a interação da escola com a comunidade, registrando práticas educacionais desenvolvidas pelas escolas que estejam em consonância com as Diretrizes e identificando as estratégias e práticas que as escolas utilizam para fortalecer a identidade quilombola e a luta pelo território. Para realização da pesquisa optei em utilizar a etnografia como metodologia principal, utilizando de entrevistas, registros fotográficos e caderno de campo na formulação de dados da pesquisa. Pensando em pedagogias Insubmissas e nas perspectivas decoloniais da construção do pensamento, trago uma reflexão em torno dessa modalidade que envolve movimento quilombola, escola e comunidade. Abstract: The search for an educational model that contemplates the anti-racist struggle, territoriality and black identity led me to question whether the school can be a space for strengthening the struggles of quilombola communities and how it contributes to the strengthening of the identity of these students. Understanding that the school institution is a space of epistemic and ontological dispute, and that quilombola school education is a still recent modality of education, requiring a specific curriculum organization and pedagogical proposals that include in theory and practice the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education. The purpose of the project is to understand how the school can contribute to the strengthening of the struggle for quilombola territory and identity in the Quilombola Diogo Ramos State College - located in the João Surá quilombola community, in Adrianópolis - PR, in the region of high concentration of quilombola communities in the state. Vale do Ribeira, and at the Augusto Pires de Paula school - located in Campo Largo - PR serving quilombola students from the Palmital dos Pretos quilombo, analyzing in the pedagogical documents that govern the operation of each institution the specificities of the sport, following the way that establishes the interaction of the school with the community, recording educational practices developed by schools that are in line with the Guidelines and identifying the strategies and practices that schools use to strengthen quilombola identity and the struggle for territory. To conduct the research I chose to use ethnography as the main methodology, using interviews, photographic records and field notebook in the formulation of research data. Thinking about Unsubmissive Pedagogies and the decolonial perspectives of the construction of thought, I bring a reflection around this modality that involves quilombola movement, school and community.
Collections
- Dissertações [899]