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dc.contributor.advisorPrates, Rodolfo Coelhopt_BR
dc.contributor.authorHartrampf, Cristiano Gilberto, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-15T18:43:47Z
dc.date.available2022-02-15T18:43:47Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73226
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rodolfo Coelho Pratespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Economia. Defesa : Curitiba, 30/07/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 76-86pt_BR
dc.description.abstractResumo: Na última década o sucesso conquistado pelas fintechs e bancos digitais avançaram sobre o mercado financeiro. Nesse contexto, o surgimento dessas novas tecnologias digitais vem afetando a forma de se relacionar e interagir com o público consumidor do mercado financeiro. Portanto, o propósito deste trabalho visa analisar e compreender os atributos destes consumidores e como eles vêm se comportando atualmente diante da possibilidade de ter uma conta bancária digital. A população do estudo teve como base apenas funcionários públicos do estado com maior população brasileira. A amostra foi extraída por meio de dados estáticos em fevereiro de 2020 totalizando mais de sessenta e cinco mil unidades de observação. O presente estudo é de natureza descritiva, positivista e procurou estabelecer uma relação causal dos atributos determinantes que atuam sobre a decisão de clientes de bancos tradicionais efetuarem a portabilidade do salário para bancos digitais. A metodologia utilizada foi o modelo de regressão multinomial logit com o objetivo de compreender os atributos dos clientes que buscam a fintech ou banco digital. Com base nos resultados analisados consideramos que o estudo correspondeu às expectativas empíricas, confirmando-se algumas hipóteses como: a) quanto maior a idade menor as chances de migrarem para bancos digitais; b) quanto menor a renda maiores as chances de migração; c) os homens possuem maior tendência de migrar para os bancos digitais. Contudo, a quantidade de consumidores que preferiram os bancos digitais ainda é pequena para compreender toda a dinâmica envolvendo as decisões dos consumidores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the last decade, the success achieved by fintechs and digital banks advanced over the financial market. In this context, the emergence of these new digital technologies has been affecting the way of relating and interacting with the consumer public in the financial market. Therefore, the purpose of this work is to analyze and understand the attributes of these consumers and how they are currently behaving in face of the possibility of having a digital bank account. The study population was based only on civil servants from the state with the largest Brazilian population. The sample was extracted using static data in February 2020, totaling more than sixty-five thousand observation units. The present study is descriptive, positivist and sought to establish a causal relationship of the determining attributes that act on the decision of traditional bank customers to carry out salary portability to digital banks. The methodology used was the logit multinomial regression model in order to understand the attributes of customers who seek fintech or digital bank. Based on the analyzed results, we consider that the study corresponded to empirical expectations, confirming some hypotheses such as: a) the older the age, the lower the chances of migrating to digital banks; b) the lower the income, the greater the chances of migration; c) men are more likely to migrate to digital banks. However, the number of consumers who preferred digital banks is still too small to understand all the dynamics involved in consumer decisions.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (86 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectBancos - Automaçãopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectCrescimento e Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.titleBancos digitais : um estudo sobre os atributos dos clientes que migraram de bancos tradicionaispt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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