dc.contributor.advisor | Kutzke, Alexander Robert, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.author | Müller, Júlio do Lago, 1992- | pt_BR |
dc.contributor.author | Alflen, Lia, 1999- | pt_BR |
dc.contributor.author | Sales, Rafael Zezilia Lopes, 1999- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-16T15:58:54Z | |
dc.date.available | 2022-03-16T15:58:54Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/73093 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Alexander Robert Kutzke | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 58-60 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O amadurecimento dos cursos técnicos e tecnológicos de desenvolvimento de software fez emergir necessidades tanto para docentes quanto para estudantes. Para os docentes, há a demanda de conhecer metodologias de ensino e de como compartilhar conhecimento e avaliar a efetividade das informações fornecidas de modo imediato, preciso e, cada vez mais, online. Do lado dos estudantes, demandamse conteúdos alinhados com o mercado e de qualidade para auxiliar no seu desenvolvimento educacional e profissional. Diante destes principais pontos, a aplicação Farma-Alg propõe um ambiente para interação aluno-professor perante o ensino de lógica de programação e algoritmos, entregando ao aluno uma área de estudos e ao professor uma plataforma para acompanhar e mensurar a assimilação destes temas pelas suas turmas. Entretanto, a atual versão do Farma-Alg (2ª versão) possui interfaces complexas, realiza a execução de códigos de terceiros sem muita tratativa de segurança e tem um alto acoplamento como um todo, o que evidencia o déficit no quesito de usabilidade, segurança, padronização de desenvolvimento e manutenibilidade do sistema. Com estes principais pontos em mente, o principal objetivo deste trabalho de conclusão de curso é realizar a análise e reescrita do código-fonte do software para melhor adoção pela comunidade acadêmica da área e escalabilidade de recursos úteis no ensino e aprendizagem de programação. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (127 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf application/x-compressed | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Análise e desenvolvimento de sistemas | pt_BR |
dc.subject | Software educacional | pt_BR |
dc.subject | Lógica de programação | pt_BR |
dc.title | Farma-alg : uma implementação utilizando uma abordagem de microsserviços | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |