dc.contributor.advisor | Bufrem, Leilah Santiago, 1942- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | pt_BR |
dc.creator | Sakakima, Andréia Massamí | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-16T18:47:31Z | |
dc.date.available | 2024-02-16T18:47:31Z | |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/73084 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Leilah Santiago Bufrem | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Gestão da Informação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Estudo teórico sobre a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como alternativa de ensino para o Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. A partir da análise da literatura nacional e internacional, descreve conceitos, histórico, objetivos, características, vantagens e desvantagens da ABP. Demonstra como aplicar os Sete Passos, como trabalhar com grupos de tutoria e como formular problemas pertinentes. Discorre sobre a Metodologia da Problematização, indicando semelhanças e diferenças em relação à ABP, que se apresenta como a mais adequada para o Curso em questão. Nesse sentido, aponta diretrizes para uma possível proposta curricular voltada a essa metodologia. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Gerenciamento da informação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem baseada em problemas (ABP) : discutindo uma proposta metodológica de ensino para o desempenho profissional do gestor da informação | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |