dc.contributor.advisor | Breda, Sonia Maria | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | pt_BR |
dc.creator | Borinelli, Cláudia Regina Dominoni | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-16T18:57:07Z | |
dc.date.available | 2024-02-16T18:57:07Z | |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/73081 | |
dc.description | Orientadora: Profª Sônia Maria Breda | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Estudo reflexivo acerca da ética no contexto do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Discorre sobre a ética em variados ângulos: na história, na sociedade, no mercado de trabalho, nas profissões, nas empresas, em relação à informação e, especialmente, no âmbito profissional. Como trabalho de campo, investiga a percepção de quarenta e seis alunos, futuros gestores da informação, a respeito da problemática. Questiona o significado e importância da ética profissional; a relevância da inclusão de uma disciplina na grade curricular do Curso; a representação e a contribuição de um código de ética para o gestor da informação; a prestação ética de serviços informacionais; a vivência de problemas éticos no cotidiano e a concordância com programas de conduta implantados nas empresas. Utiliza questionário aplicado a alunos do quinto ao oitavo período do curso de Gestão da Informação, incluindo desperiodizados. Os resultados revelam que, de um modo geral, os alunos consideram a ética profissional importante para o desempenho no mercado de trabalho, porém encaram sua aplicabilidade com certa descrença, evidenciando uma visão parcialmente contraditória. Demonstram conhecimento insuficiente acerca do assunto e de aspectos relevantes em relação à informação, o que reforça a pertinência da introdução das questões éticas no fórum de discussões acadêmico. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Ética profissional | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.title | A ética segundo os futuros gestores da informação : um estudo no curso de graduação da Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |