• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A ética segundo os futuros gestores da informação : um estudo no curso de graduação da Universidade Federal do Paraná

    Thumbnail
    View/Open
    CLAUDIA-REGINA-DOMINONI-BORINELLI.pdf (730.8Kb)
    Date
    2001
    Author
    Borinelli, Cláudia Regina Dominoni, 1971-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Ética
    Ética profissional
    Estudantes universitarios
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação Digital
    Abstract
    Resumo : Estudo reflexivo acerca da ética no contexto do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Discorre sobre a ética em variados ângulos: na história, na sociedade, no mercado de trabalho, nas profissões, nas empresas, em relação à informação e, especialmente, no âmbito profissional. Como trabalho de campo, investiga a percepção de quarenta e seis alunos, futuros gestores da informação, a respeito da problemática. Questiona o significado e importância da ética profissional; a relevância da inclusão de uma disciplina na grade curricular do Curso; a representação e a contribuição de um código de ética para o gestor da informação; a prestação ética de serviços informacionais; a vivência de problemas éticos no cotidiano e a concordância com programas de conduta implantados nas empresas. Utiliza questionário aplicado a alunos do quinto ao oitavo período do curso de Gestão da Informação, incluindo desperiodizados. Os resultados revelam que, de um modo geral, os alunos consideram a ética profissional importante para o desempenho no mercado de trabalho, porém encaram sua aplicabilidade com certa descrença, evidenciando uma visão parcialmente contraditória. Demonstram conhecimento insuficiente acerca do assunto e de aspectos relevantes em relação à informação, o que reforça a pertinência da introdução das questões éticas no fórum de discussões acadêmico.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/73081
    Collections
    • Gestão da Informação [523]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV