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dc.contributor.advisorSilva, Rossano, 1978-pt_BR
dc.contributor.authorLima, Perci Cristina Klug, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-07T12:03:54Z
dc.date.available2022-04-07T12:03:54Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72812
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rossano Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 14/06/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 192-207pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a disciplina de Desenho, como parte integrante do currículo de cursos superiores de Educação Artística, Licenciatura em Desenho e Licenciatura em Artes Visuais situados em Curitiba. A delimitação temporal é justificada por meio das prescrições das Instituições de Ensino Superior selecionadas, que forneceram dados para esta análise. Sendo elas: EMBAP, UFPR e FAP e compreende o período que inicia em 1981, ano da ementa referente à disciplina de Desenho Artístico na UFPR, até o ano de 2011, quando ocorre a modificação para Licenciatura em Artes Visuais, com a ementa da disciplina de Desenho da EMBAP. A dissertação objetiva discutir as permanências e alterações nas concepções do Desenho, enquanto disciplina, numa perspectiva histórica. O aporte teórico se ampara em Ivor Goodson que contribui para a compreensão da construção do currículo e suas alternâncias; André Chervel com a História das Disciplinas; e Roger Chartier para dar suporte às discussões acerca do tempo presente. As fontes utilizadas são essencialmente institucionais e oficiais, as quais incluem currículos do curso, ementários das disciplinas, leis federais e estaduais que foram fundamentais para compreender a constituição da licenciatura, a composição da grade de disciplinas e o conteúdo programático da disciplina de Desenho. Como parte da análise foram considerados os conteúdos das disciplinas, levando em conta outros aspectos estruturais. Foi observado o lugar do desenho em cada instituição e em seus currículos, e feita a análise das referências bibliográficas indicadas para a disciplina, das relações dos conteúdos com as tendências e produções artísticas vivenciadas naquele período. Os resultados apontam para a coexistência de diversos tipos de desenho nos currículos analisados. São diferentes finalidades e métodos para o ensino de desenho, que envolvem desde o desenho geométrico, decorativo, de repetição e alternância, como também com o surgimento de procedimentos técnicos ligados ao estudo da luz e sombra, método livre e auto expressivo, de proposição de tema, além do desenho de observação, incluindo o desenho da figura humana e de objetos. Esses resultados possibilitaram compreender em que condições a disciplina de Desenho se consolidou e como se estabeleceu como prática escolar no ensino superior nos cursos de Educação Artística, Licenciatura em Desenho e, posteriormente, no Curso de Licenciatura em Artes Visuais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research has as study object the discipline of Drawing, as part of the curriculum of higher courses in Artistic Education, Drawing Degree and Visual Arts Degree located in Curitiba. The temporal delimitation is justified by the prescriptions of the selected Higher Education Institutions, which provided data for this analysis: EMBAP, UFPR and FAP and comprises the period that begins in 1981, the year of the menu referring to the discipline of Artistic Drawing at UFPR, until the year 2011, when the change to Visual Arts Degree occurs, with the menu of the discipline of Drawing at EMBAP. The dissertation aims to discuss the permanencies and changes in the conceptions of Drawing, as a discipline, in a historical perspective. The theoretical contribution is in Ivor Goodson, who contributes to the understanding of the construction of the curriculum and its alternations; André Chervel, with the History of School Subjects and Roger Chartier to support discussions about the present time. The sources used are essentially institutional and official, which include course curriculum, subjects' commentary, federal and state laws that were fundamental to understanding the constitution of the degree, the composition of the discipline grid and the syllabus of the Drawing discipline. As part of the analysis, the contents of the subjects were considered, considering other structural aspects. The place of drawing was observed in each institution and in their curriculum, and an analysis was made of the bibliographic references indicated for the discipline, of the relations of the contents with the trends and artistic productions experienced in that period. The results point to the coexistence of several types of drawing in the analyzed curriculum. There are different purposes and methods for teaching drawing, ranging from geometric, decorative, repetition and alternation design, as well as with the emergence of technical procedures related to the study of light and shadow, free and self-expressive method, of proposing a theme, in addition to the observation drawing, including the drawing of the human figure and objects. These results made it possible to understand under which conditions the discipline of Drawing was consolidated and how it was established as a school practice in higher education in the Artistic Education and Drawing Degree Courses and, subsequently, in the Visual Arts Degree Course.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (207 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesenho - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectArte - Desenhospt_BR
dc.subjectEducação - História - 1981-2011pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA trajetória da disciplina de desenho em Curitiba : da educação artística às artes visuais (1981-2011)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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