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dc.contributor.authorMagno, Isabela Brasil, 1995-pt_BR
dc.contributor.otherVieira, Priscila Piazentini, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-21T16:51:49Z
dc.date.available2022-01-21T16:51:49Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72756
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Priscila Piazentini Vieirapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 25/08/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 174-176pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação tem como temática uma História da infância no Brasil, mais especificamente a história dos padrões de gênero na indumentária das crianças do período de 1905 a 1958. O principal objetivo desse trabalho é analisar como as vestimentas destinadas aos pequenos se constituíam e se transformaram ao longo desse período e entender como se relacionavam com as perspectivas sobre gênero e infância contemporâneas a elas. Para tanto, foram analisadas como fontes primárias a revista infantil O Tico-Tico e a revista feminina Anuário das Senhoras. Ao longo da dissertação busca-se compreender como o conceito moderno de infância se formou no Ocidente, tendo como referência fundamental os estudos de Philippe Ariès. Também se discute o papel da indumentária como objeto das ciências sociais, por meio das pesquisas de Daniel Miller. Da mesma forma, são estabelecidas considerações em torno do conceito de gênero como um fenômeno não natural e construído historicamente a partir dos apontamentos de Judith Butler, Joan Scott e Teresa de Lauretis. Tendo em vista essas reflexões se passa então a analisar as vestimentas infantis veiculadas por esses periódicos, e se conclui que até 1917 o processo de separação entre meninos e meninas através das roupas se fazia de maneira muito mais lenta e com muito mais gradações em relação ao que se estabeleceu nos anos seguintes, nos quais ocorreu uma aceleração da constituição do binarismo de gênero na infância. Em um último momento dessa dissertação se buscará compreender as motivações para essa transformação e de que maneira ela impactou e foi impactada pelas percepções mais contemporâneas sobre a infância. Também se abordará de que forma essa percepção pode ser repensada no presente, instrumentalizando o passado como um exemplo de diferença para o vestir de meninas, meninos e bebês.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation has as its subject a History of childhood in Brazil, more specifically the history of gender patterns in children's clothing from 1905 to 1958. The main goal is to analyze how the clothes for the little ones were constituted and transformed throughout this period and understand how they related to the perspectives on gender and childhood contemporary to them. For this purpose, the children's magazine O Tico-Tico and the women's magazine Anuário das Senhoras were analyzed as primary sources. Throughout the dissertation, it is sought to understand how the modern concept of childhood was formed in the Western World, using as fundamental reference the studies of Philippe Ariès. The role of clothing as an object of social sciences is also discussed, through Daniel Miller's research. Considerations around the concept of gender as an unnatural and historically constructed phenomenon are also established following the conclusions of Judith Butler, Joan Scott and Teresa de Lauretis. Given of these reflections, the children's clothing appearing in these magazines are finally analyzed, to conclude that until 1917 the process of separation between boys and girls through clothing was done in a much slower way and with more gradations compared to the way established in the following years, in which there was an acceleration of the constitution of gender binarism in childhood. At the end of this dissertation, it is sought to understand the motivations for this transformation and how it impacted and was impacted by the most contemporary perceptions about childhood. It is also discussed how this perception can be rethought in the present, using the past as an example of difference in the clothing of girls, boys and babies. Keywords: history of childhood; garments; genderA presente dissertação tem como temática uma História da infância no Brasil, mais especificamente a história dos padrões de gênero na indumentária das crianças do período de 1905 a 1958. O principal objetivo desse trabalho é analisar como as vestimentas destinadas aos pequenos se constituíam e se transformaram ao longo desse período e entender como se relacionavam com as perspectivas sobre gênero e infância contemporâneas a elas. Para tanto, foram analisadas como fontes primárias a revista infantil O Tico-Tico e a revista feminina Anuário das Senhoras. Ao longo da dissertação busca-se compreender como o conceito moderno de infância se formou no Ocidente, tendo como referência fundamental os estudos de Philippe Ariès. Também se discute o papel da indumentária como objeto das ciências sociais, por meio das pesquisas de Daniel Miller. Da mesma forma, são estabelecidas considerações em torno do conceito de gênero como um fenômeno não natural e construído historicamente a partir dos apontamentos de Judith Butler, Joan Scott e Teresa de Lauretis. Tendo em vista essas reflexões se passa então a analisar as vestimentas infantis veiculadas por esses periódicos, e se conclui que até 1917 o processo de separação entre meninos e meninas através das roupas se fazia de maneira muito mais lenta e com muito mais gradações em relação ao que se estabeleceu nos anos seguintes, nos quais ocorreu uma aceleração da constituição do binarismo de gênero na infância. Em um último momento dessa dissertação se buscará compreender as motivações para essa transformação e de que maneira ela impactou e foi impactada pelas percepções mais contemporâneas sobre a infância. Também se abordará de que forma essa percepção pode ser repensada no presente, instrumentalizando o passado como um exemplo de diferença para o vestir de meninas, meninos e bebês.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (176 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectRoupas infantispt_BR
dc.subjectVestuário - Históriapt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleEntre saias e calções : vestindo crianças em revistas no século XX (1905-1958)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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