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dc.contributor.advisorMoura, Alessandro Rolim de, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorBarth, Vinicius Ferreira, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2021-12-13T21:59:23Z
dc.date.available2021-12-13T21:59:23Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72734
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alessandro Rolim de Mourapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 11/03/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta uma tradução dos últimos três cantos do poema épico Argonáuticas, do autor helenístico Apolônio de Rodes (séc. III a.C.), dando continuidade ao projeto que foi apresentado em forma de dissertação de mestrado e que teve o canto primeiro como foco. Essa tradução é acompanhada por um estudo sobre perspectivas contemporâneas relacionadas à ideia de soundscape, embasada principalmente nos estudos de Angela Pitts, sobre a representação do som na poesia épica, e de Silvia Montiglio, sobre a representação do silêncio. Após a introdução do tema central da "paisagem sonora", discutem-se todas as representações de sons que tenham sido identificadas ao longo do texto, com separação em cinco categorias e também discussões individuais para cada canto, com vistas a analisar e compreender como se dá a representação do som no texto e que significado isso pode ter para uma melhor compreensão do poema.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation presents a translation of the last three books of the epic poem Argonautica by the Hellenistic author Apollonius of Rhodes (3rd century BC). This project builds on my previous research, presented in my M.A. thesis, where I focused on the Argonautica's first book. The present translation comes with a study on the contemporary perspectives associated with the concept of soundscape and is based mainly on the studies of Angela Pitts, on the representation of sound in epic poetry, and Silvia Montiglio on the representation of silence. After introducing the central theme of soundscape, I discuss all the representations of sounds identified throughout the text. I have divided them into five categories and tried to show how they operate in each particular book. M y goal is to analyse and understand how the representation of sound in the poem works and how it affects the interpretation of the epic.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectApolônio, de Rodespt_BR
dc.subjectPoesia epica gregapt_BR
dc.subjectTradução e interpretaçãopt_BR
dc.subjectSompt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titlePaisagens sonoras nas Argonáuticas de Apolônio de Rodes : estudo do poema e tradução dos cantos 2 a 4pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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