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dc.contributor.advisorSchwendler, Sonia Fátima, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Célia Regina Nunes Cardosopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-07T12:08:44Z
dc.date.available2022-04-07T12:08:44Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72725
dc.descriptionOrientadora: Profª. Dra. Sônia Fátima Schwendlerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 10/12/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 123-130pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa analisa o movimento de construção do currículo da escola Rural Capoeira dos Dinos, no município de Piraquara, Paraná, a partir do protagonismo das educadoras da escola. Com base na literatura da temática da educação do campo e do currículo, este estudo evidencia possibilidades de reinterpretação e reelaboração do texto curricular no contexto da escola pesquisada. Ao investigar o movimento de construção esta pesquisa tem como principal temática o currículo da escola no campo, a partir da perspectiva epistemológica da Educação do Campo, lançando um olhar sobre o movimento que ora se aproxima ora se distancia dos princípios de uma educação dos povos do campo, uma Educação do e no Campo. Argumenta-se que o maior desafio é a construção de um currículo que traduza as necessidades e anseios da comunidade campesina contra o modelo urbanocêntrico vigente. Os dados, obtidos entre os anos de 2019 e 2020, a partir da metodologia da história oral, envolvendo cinco educadoras, revelam quão frágil tem sido a participação dos sujeitos na construção do currículo e nos processos formativos, os quais deveriam contribuir para a formação continuada das educadoras, seja na compreensão e reorganização curricular, seja na formação humana e profissional. Para atingir esse objetivo, buscou-se responder a seguinte questão de investigação: Como a escola e seus sujeitos se aproximaram ou não dos princípios da educação do campo no contexto da escola pesquisada, e como estes princípios são apresentados no currículo escolar? Entendendo a educação do campo como paradigma teórico, buscou-se analisar os dados e fundamentar a questão do currículo a partir da relação educação-campo-política pública. Os resultados obtidos indicam que as propostas curriculares não diferem do currículo das escolas da rede municipal, seguindo a regularidade da política local. No entanto, há indicativos de situações que revelam tentativas de priorizar conteúdos e estratégias que contemplem as especificidades da comunidade rural, no trabalho docente, a partir do processo de recontextualização curricular. Assim, ao problematizar a construção da proposta curricular encontramos educadoras engajadas num trabalho mais próximo à realidade dos educandos e educandas. No mesmo sentido, é possível destacar que o protagonismo das educadoras se configura como eixo primordial na construção do currículo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of this research is to analyze the construction of the pedagogical curriculum of Capoeira dos Dinos, a countryside school situated in Piraquara, Paraná. The role of the school's teachers, as well as literature studies on education and pedagogical curriculum were used as a starting point. This paper presents possibilities of reinterpretation and re-elaboration of the curricular text in the context of the researched school. The understanding of the construction process of the document were held by an epistemological perspective of the Countryside Education, that in one hand conveys the reality of its locals, and on the other hand distances itself from the principles of an education to these students. It is argued that the high challenge in this scenario is the construction of a curriculum that reflects the needs and desires of the communities living in the countryside, against the urban-centered model in use. The data collected between 2019 and 2020 through the oral history methodology involved an interview with five educators and revealed how fragile the participation of the subjects have been in the construction of the curriculum and in the training processes, that should provide continued learning experiences, whether in the understanding and reorganization of the curriculum, or in human and professional development. To achieve the research objective, we sought to answer the questions: How do the school and its subjects approached or not the principles of the countryside education in the context of the school, and how are these principles presented in the curriculum? The countryside education works as a theoretical paradigm, having said that, the data was analyzed through the relation between education, countryside, and public policies. The achieved results indicate that the curriculum proposals do not differ from the curriculum of the urban-centered schools, to follow the local policy. However, there are indicators that reveal a process of curricular recontextualization to prioritize some contents and create strategies to fulfil specificities of the countryside community. Thus, even though there are problems on the construction of the curriculum proposal for these students, it is possible to find educators engaged in a work that embrace their reality and needs. In this sense, it is worth highlighting how important is the role of the educators, that might be configured as a primary axis for the discussion of curriculum construction.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (135 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação rural - Brasilpt_BR
dc.subjectCurrículos - Escola ruralpt_BR
dc.subjectEscolas rurais - Piraquara (PR)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO movimento de construção do currículo da Escola Rural Capoeira dos Dinos : uma análise a partir da educação do campopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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