Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKashiwagi, Helena Midori, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorPires, Angelo Hartmann, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.date.accessioned2022-04-11T18:59:48Z
dc.date.available2022-04-11T18:59:48Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72718
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Helena Midori Kashiwagipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 19/02/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 88-91pt_BR
dc.description.abstractResumo: Conhecer o espaço geográfico e suas características físicas, bióticas e sociais é de relevância para o entendimento do mesmo, e consequentemente proporcionar afetividade e sentimento de pertencimento aos lugares. Neste contexto, a presente dissertação de mestrado objetivou analisar a utilização e potencialidades das Geotecnologias no ensino das Ciências Ambientais em professores da educação básica matriculados no Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino de Ciências Ambientais (PROFCIAMB) da UFPR Setor Litoral. Traz essa análise buscando entender qual é a contribuição e relação entre estas áreas. Serão elas complementares? Para encontrar estas respostas esse trabalho foi conduzido por meio de uma adaptação da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, que neste caso, se constitui pela aplicação da pesquisa em fases, com ações específicas a partir de uma realidade, sendo: fase de observação onde são contemplados aspectos como definição do problema e objetivos, fase de discussão / teorização que corresponde a pesquisa bibliográfica e pôr fim a fase de execução, englobando a elaboração, aplicação e análise de questionários e também a produção de um curso de extensão online, até concluir a metodologia em uma nova realidade. Destaca-se que na fase de execução foram aplicadas estrategicamente duas técnicas de pesquisa, sendo: questionários via Google Formulários a um grupo específico com discentes do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB e a técnica Grupo Focal a outro grupo também deste programa. No entanto, além dessas técnicas de análise, o trabalho também se propôs a evidenciar as potencialidades das Geotecnologias através da indicação de ferramentas que podem ser aplicadas para a área das Ciências Ambientais, que estão em crescimento e podem ser abordadas a partir de diversos enfoques. Assim, na busca de contemplar esses objetivos, foi desenvolvido um curso de extensão online como produto final da dissertação. O curso foi elaborado na plataforma de criação de produtos e cursos Monetizze, é dividido em módulos temáticos, contempla videoaulas, descrições, materiais para download, relação de endereços eletrônicos para acesso a aplicativos, a web mapping e a base de dados geográficos. Sendo que este produto será disponibilizado de forma gratuita para a rede PROFCIAMB e docentes do ensino básico, como forma de gratidão e contribuição para o ensino das Ciências Ambientais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Knowing the geographical space and its physical, biotic and social characteristics is of relevance to understand it and consequently promote affectivity and a feeling of belonging to the places. In this context, the present Master's dissertation analyses the use of Geotechnologies in the teaching of Environmental Sciences, attempting to understand the contribution and relationship between these areas. Are they complementary? To find these answers this work was carried out through an adaptation of the Methodology of Problematization with the Arch of Maguerez, which in this case consists in the application of the research in phases, with specific actions from a given reality. They are: observation phase, where aspects such as definition of the problem and objectives are considered, discussion / theorization phase, corresponding to the bibliographic research and finally the execution phase, comprising the elaboration, application and analysis of questionnaires and the production of an online extension course, until the conclusion of the methodology to a new reality. It is worth mentioning that in the execution phase two research techniques were strategically applied: questionnaires via Google Forms to a specific group with students from the Post-Graduate National Network for the teaching of Environmental Sciences - (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o ensino das Ciências Ambientais) PROFCIAMB and the Focal Group technique was also applied to another group from the same programme. Besides these techniques of analysis, the paper also intended to highlight the potential of Geotechnologies by indicating tools that can be applied to the area of Environmental Sciences, which are undergoing growth and can be approached from various standpoints. Thus, in order to contemplate these objectives, an online extension course was developed as the final product of the dissertation. The course was developed through the Monetizze courses and product creation platform. It was divided into thematic modules and includes video lessons, descriptions, materials for download, list of addresses to access applications, web mapping and the geographical database. This product will be made available free of charge to the PROFCIAMB network and primary school teachers, as a form of gratitude and contribution to the teaching of Environmental Sciences.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (100 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectGeotecnologiaspt_BR
dc.subjectCiencias ambientaispt_BR
dc.titleAs geotecnologias no ensino das ciências ambientais : análise de utilização e potencialidadespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples