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dc.contributor.authorMedeiros, Olga Völzpt_BR
dc.contributor.otherRau, Maria Cristina Trois Dornelespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-12-10T18:47:34Z
dc.date.available2021-12-10T18:47:34Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72704
dc.descriptionOrientadora: Profª. Ms. Maria Cristina Trois Dorneles Raupt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Permitir que os pais sintam-se parte integrante do desenvolvimento dos filhos e sua trajetória para o crescimento na escola de Ensino Fundamental é trabalho que requer paciência e persistência por parte da equipe pedagógica, direção, professores e funcionários. Observa-se a existência de dificuldades de inserção destes pais e/ou responsáveis na comunidade escolar, começando pelo tipo de atendimento dispensado aos educandos de baixa renda e suas famílias. A dificuldade dos mesmos em participar dos órgãos colegiados dessas escolas demonstra a falta de reconhecimento como cidadãos de direito que essa população vivencia e, assim, desmotivando um melhor entendimento, valorização e comprometimento com o ensino aprendizagem. O presente artigo objetivou abordar a participação de toda comunidade escolar nas decisões que envolvam a escola como um todo, incluindo a opinião das famílias inclusas no programa Bolsa Família. Partindo de pesquisa bibliográfica fundamentada por (Paro, 2004) e da observação ao atendimento realizado pela equipe pedagógica e direção a pais de alunos carentes em um colégio estadual de ensino fundamental e médio do estado do Paraná, buscou-se aqui, mostrar além da necessidade de mudanças, que existe uma real possibilidade da melhoria no crescimento pessoal e coletivo na comunidade escolar, e que pode ser atingida dependendo principalmente da gestão da escola, de como o gestor é capacitado e exerce a liderança no ambiente que lapida a personalidade do educando, dando-lhes capacidade de discernimento e poder de fazer as melhores escolhas. A partir dos estudos consideramos que frente a transformações culturais, sociais e políticas, a inserção e valorização da comunidade escolar é peça fundamental no firme propósito de valorização do ser humano e sua formação.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (17 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEscolas - Administraçãopt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.titleA gestão escolar e a relação com a formação cidadã do aluno dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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