• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A gestão escolar e a relação com a formação cidadã do aluno dos anos finais do ensino fundamental

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - OLGA VOLZ MEDEIROS.pdf (317.4Kb)
    Date
    2016
    Author
    Medeiros, Olga Völz
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Escolas - Administração
    Sociologia educacional
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : Permitir que os pais sintam-se parte integrante do desenvolvimento dos filhos e sua trajetória para o crescimento na escola de Ensino Fundamental é trabalho que requer paciência e persistência por parte da equipe pedagógica, direção, professores e funcionários. Observa-se a existência de dificuldades de inserção destes pais e/ou responsáveis na comunidade escolar, começando pelo tipo de atendimento dispensado aos educandos de baixa renda e suas famílias. A dificuldade dos mesmos em participar dos órgãos colegiados dessas escolas demonstra a falta de reconhecimento como cidadãos de direito que essa população vivencia e, assim, desmotivando um melhor entendimento, valorização e comprometimento com o ensino aprendizagem. O presente artigo objetivou abordar a participação de toda comunidade escolar nas decisões que envolvam a escola como um todo, incluindo a opinião das famílias inclusas no programa Bolsa Família. Partindo de pesquisa bibliográfica fundamentada por (Paro, 2004) e da observação ao atendimento realizado pela equipe pedagógica e direção a pais de alunos carentes em um colégio estadual de ensino fundamental e médio do estado do Paraná, buscou-se aqui, mostrar além da necessidade de mudanças, que existe uma real possibilidade da melhoria no crescimento pessoal e coletivo na comunidade escolar, e que pode ser atingida dependendo principalmente da gestão da escola, de como o gestor é capacitado e exerce a liderança no ambiente que lapida a personalidade do educando, dando-lhes capacidade de discernimento e poder de fazer as melhores escolhas. A partir dos estudos consideramos que frente a transformações culturais, sociais e políticas, a inserção e valorização da comunidade escolar é peça fundamental no firme propósito de valorização do ser humano e sua formação.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/72704
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [189]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV