Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKeim, Ernesto Jacob, 1947-pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Silvia Regina de, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.date.accessioned2022-04-07T22:50:24Z
dc.date.available2022-04-07T22:50:24Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72631
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ernesto Jacob Keimpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 26/07/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 100-103pt_BR
dc.description.abstractResumo: O foco é compreender o papel do educador como agente de Emancipação Humana a Favor da Vida junto a estudantes de ensino médio do Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra no município de Guaratuba - Paraná. O tema de interação com os estudantes foca aspectos ambientais ao debater as dimensões de barbárie e emancipação no contexto de vida posta pela realidade social e política na qual esses estudantes vivem. Soma-se a compreensão da emancipação, como referencial de qualidade de vida, manifesta por meio da comunicação interpessoal, ao promover debate para analisar agressividade, passividade e alienação, na comunicação que perpassa o cotidiano juvenil em ambiente escolar. A Emancipação Humana a Favor da Vida nesse trabalho referencia-se em Theodor Adorno na superação da barbárie, e em Leonardo Boff, ao tratar do cuidado e da amorosidade nas relações humanas e também em Paulo Freire, Milton Santos e Ernesto Jacob Keim . A pesquisa debate a ação docente como potencial de expansão vocabular, que resulte na ampliação da criticidade dos estudantes. A comunicação interpessoal com conotação de humanização e emancipação do ser e fazer das pessoas se expressa na medida em que os parceiros compreendem e relatam criticamente o cotidiano e o meio, no qual vivem e interagem considerando os pressupostos das Ciências Ambientais. O processo investigativo como pesquisa bibliográfica interativa, referenciada em postura própria da Fenomenologia Schiller-Goethiana, visa um olhar profundo e interessado pelo outro que se transforma a todo o tempo. Esta pesquisa analisa o discurso oral de grupos de estudantes, estimulados a debater temas ambientais, mediados pela pesquisadora. Também, com entrevista coletiva com docentes, por meio de recursos eletrônicos (plataforma Meet) foram investigados no sentido de compreender a barbárie como elemento presente na forma comunicativa dos estudantes. Com os dados buscou-se consistência argumentativa aos indicadores desenvolvidos na busca teórica, os quais remetem ao cuidado, à emancipação e ao pertencimento, atendendo à finalidade de desafiar os estudantes para a compreensão de como um diálogo desvela o cotidiano. A pesquisa apresenta como resultado, um roteiro de apoio a docentes para verificar em que medida a comunicação, evidencia humanização e emancipação a favor da vida, o que fundamenta o produto final.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The focus is to understand the role of the educator as an agent of Human Emancipation in Favor of Life with high school students from Colégio Estadual Mayor Joaquim da Silva Mafra in the city of Guaratuba - Paraná. The theme of interaction with students focuses on environmental aspects when debating the dimensions of barbarism and emancipation in the context of life posed by the social and political reality in which these students live. In addition to the understanding of emancipation, as a quality of life reference, manifested through interpersonal communication, by promoting debate to analyze aggressiveness, passivity and alienation, in the communication that permeates the daily life of youth in the school environment. Human Emancipation in Favor of Life in this work refers to Theodor Adorno in overcoming barbarism, and in Leonardo Boff, when dealing with care and love in human relationships, and also in Paulo Freire, Milton Santos and Ernesto Jacob Keim . The research debates the teaching action as a potential for vocabulary expansion, which results in the expansion of students' criticality. Interpersonal communication with the connotation of humanization and emancipation of the being and doing of people is expressed insofar as the partners understand and critically report the daily life and the environment in which they live and interact, considering the assumptions of Environmental Sciences. The investigative process as an interactive bibliographic research, referenced in a proper posture of Schiller-Goethian Phenomenology, aims at a deep and interested look at the other that transforms itself all the time. This research analyzes the oral discourse of groups of students, stimulated to debate environmental issues, mediated by the researcher. Also, with a press conference with professors, through electronic resources (Meet platform) they were investigated in order to understand barbarism as an element present in the communicative form of students. With the data, an argumentative consistency was sought for the indicators developed in the theoretical search, which refer to care, emancipation and belonging, meeting the purpose of challenging students to understand how a dialogue unveils daily life. As a result, the research presents a script to support teachers to verify the extent to which communication shows humanization and emancipation in favor of life, which underlies the final product.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (150 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPedagogia marxistapt_BR
dc.titleComunicação e humanização como dinâmica de emancipação humana a favor da vidapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples