Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPerbiche, Matheus Pacheco, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherKaminski, Rosane, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-29T13:41:51Z
dc.date.available2021-11-29T13:41:51Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72615
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Rosane Kaminskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 01/09/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 170-174pt_BR
dc.description.abstractResumo: A imprensa brasileira passou por alterações consideráveis durante a década de 1970, com a ampliação dos parques gráficos nacionais e a diversificação dos impressos. Nesse meio, proliferaram jornais e revistas que portadores de certas características que conformam o que conhecemos como "imprensa alternativa". Curitiba fez parte desse processo. Esta pesquisa estuda especificamente periódico curitibano Raposa em suas fases: a primeira, como suplemento do jornal Diário do Paraná, durante o ano de 1978, e a segunda, entre 1980 e 1983, já intitulado Raposa Magazine, como órgão impresso vinculado à Fundação Cultural de Curitiba. Considerando as suas características gráficas e editoriais, o periódico é situado no contexto da produção da imprensa alternativa curitibana, no período de 1971 a 1983, cotejando-o a outros periódicos produzidos por um mesmo grupo de agentes culturais que desenvolveu o Raposa. O objetivo mais amplo, assim, é apontar lacunas deixadas pela historiografia que trata do tema, a partir do estudo de um periódico que carrega traços da imprensa alternativa, mas que não se encaixa em conceitos tradicionais desse tipo de imprensa. A metodologia da pesquisa busca analisar as relações entre os agentes (jornalistas, poetas, artistas e publicitários) vinculados à imprensa alternativa em Curitiba a partir das redes intelectuais, que permitem perceber as trocas e circulações de ideias em um contexto de expansão da indústria cultural no Brasil. Um resultado de destaque desta pesquisa foi demonstrar que um mesmo grupo conseguiu publicar diversos periódicos em Curitiba, enfrentando as dificuldades comuns à imprensa alternativa, entre elas, o curto período de duração dos periódicos. Este grupo era composto, grosso modo, por Paulo Leminski, Miran, Ernani Buchmann, Luiz Carlos Rettamozo, Toninho Vaz, Alice Ruiz, Solda, Fraga, entre outros. Tal resultado questiona uma compreensão já estabelecida da historiografia que trata da imprensa curitibana, que afirma que a inovação técnica e estética dos periódicos deve-se principalmente à chegada de Reynaldo Jardim à Curitiba em 1975. No entanto, esta dissertação evidencia que inovações estéticas já eram publicadas em páginas de diversos periódicos curitibanos antes mesmo da chegada de Jardim, e em grande parte pelo grupo apontado acima. Outros resultados apontam que os produtores do Raposa, mesmo sendo financiados por um jornal de grande porte a nível estadual em sua primeira fase, e por um órgão da Prefeitura de Curitiba em sua segunda fase, tinham como objetivo manifestar ideias em favor da liberdade de expressão. Para alcançar esse objetivo, traçaram rotas não-convencionais para desenvolver seus projetos de imprensa, utilizando espaços da mídia tradicional, e submetendo-se a autoridades que apoiavam a Ditadura Militar. E, para subverter os processos autoritários, usavam uma linguagem sutil para manifestar suas ideias. Esta foi a hipótese principal traçada ao longo da pesquisa, e demonstrada no texto. Assim, o estudo propõe uma revisão do conceito de imprensa alternativa, apontando que a compreensão acerca do Raposa, de que este periódico não era alternativo por ser financiado por um órgão da Prefeitura de Curitiba, ainda vinculada à Ditadura Militar, não é satisfatória. As formas e linguagens das publicações presentes no Raposa necessitam de uma leitura minuciosa, atenta aos detalhes, às subversões sutis, e não somente às grandes questões, como o financiamento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Brazilian press underwent considerable changes during the 1970s, with the expansion of national graphic parks and the diversification of printed material. In this environment, newspapers and magazines that bear certain characteristics that make up what we know as "alternative press" proliferated. Curitiba was part of this process. This research specifically studies the Curitiba periodical Raposa in its phases: the first, as a supplement to the Diário do Paraná newspaper, during 1978, and the second, between 1980 and 1983, already entitled Raposa Magazine, as a printed organ linked to the Cultural Foundation of Curitiba. Considering its graphic and editorial characteristics, the periodical is located in the context of the production of the alternative press in Curitiba, in the period 1971 to 1983, comparing it to other periodicals produced by the same group of cultural agents that developed Raposa. The broader objective, so, is to indicate out gaps left by the historiography that deals with the theme, based on the study of a periodical that bears traces of the alternative press, but that does not fit into traditional concepts of this type of press. The research methodology seeks to analyze the relationships between agents (journalists, poets, artists and advertisers) linked to the alternative press in Curitiba from intellectual networks, which allow us to perceive the exchanges and circulation of ideas in a context of expansion of the cultural industry in the Brazil. An outstanding result of this research is to demonstrate that the same group managed to publish several periodicals in Curitiba, facing the difficulties common to the alternative press, among them, the short period of duration of the periodicals. This group was composed, roughly, by Paulo Leminski, Miran, Ernani Buchmann, Luiz Carlos Rettamozo, Toninho Vaz, Alice Ruiz, Solda, Fraga, among others. This result questions an already established understanding of the historiography that deals with the Curitiba press, which states that the technical and aesthetic innovation of periodicals is mainly due to the arrival of Reynaldo Jardim in Curitiba in 1975. However, this dissertation shows that aesthetic innovations were already there published in pages of various periodicals in Curitiba even before Jardim's arrival, and largely by the group mentioned above. The results show that the producers of Raposa, even being financed by a large newspaper at the state level in its first phase, and by an organ of the Municipality of Curitiba in its second phase, had the objective of expressing ideas in favor of freedom of expression. To achieve this goal, they traced unconventional routes to develop their press projects, using traditional media spaces, and submitting to authorities that supported the Military Dictatorship. And, to subvert authoritarian processes, they used subtle language to express their ideas. This was the main hypothesis drawn throughout the research, and demonstrated in the text. Thus, the study proposes a review of the concept of alternative press, pointing out that the understanding about Raposa, that this periodical was not an alternative because it was financed by an agency of the Municipality of Curitiba, still linked to the Military Dictatorship, is not satisfactory. The forms and languages of the publications present in Raposa need a thorough reading, paying attention to the details, to the subtle subversions, and not only to the big issues, such as financing.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (177 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectImprensa - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectPeriódicos alternativospt_BR
dc.subjectIntelectuais - Paraná - Históriapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleA raposa e a astúcia : redes intelectuais na imprensa alternativa curitibana (1978-1983)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples