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dc.contributor.authorBatista, Iracema Dimaria Evangelista, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherFreitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-08T14:42:38Z
dc.date.available2021-12-08T14:42:38Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72603
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria de Fatima Quintal de Freitaspt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/06/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 167-182pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa é de caráter documental e bibliográfico com abordagem qualitativa e quantitativa, visando à análise e articulação das informações obtidas nos documentos e sites relativos às Instituições de Educação Superior e nos artigos dos periódicos especializados selecionados. Essa pesquisa apoiou-se no estudo das seguintes fontes: documentos relacionados às propostas curriculares de cursos de Psicologia do Paraná; e os artigos relativos ao tema, publicados em periódicos especializados na área, no período de 1980 a 2020 e disponibilizados on-line em formato digital/eletrônico. Foram reunidas, selecionadas e sistematizadas informações relativas aos seguintes assuntos: o curso de Psicologia, sua estruturação nos currículos na graduação e o lugar da pesquisa na formação; características da presença da disciplina Psicologia Social Comunitária e suas análogas na graduação, além das tentativas de criação de cursos na modalidade EaD; os encaminhamentos e passos metodológicos que foram adotados para a organização sistematização e análise das informações reunidas nos documentos relativos aos currículos dos cursos de Psicologia no Paraná e nos artigos sobre a formação no campo da Psicologia Social Comunitária, publicados nos periódicos especializados em Psicologia que foram selecionados; a constituição da carreira de Psicologia no Brasil e sua regulamentação, expansão dos cursos de Psicologia e as Diretrizes Curriculares Nacionais; a constituição e presença do curso de Psicologia no Estado do Paraná; e a seleção e sistematização das características e condições consideradas importantes para a formação e atuação em Psicologia Social Comunitária, que estão divulgadas nos artigos publicados nas revistas selecionadas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: his research is documentary and bibliographical in nature with a qualitative and quantitative approach, aiming at the analysis and articulation of information obtained in documents and websites related to Superior Education Institutions and in articles from selected specialized periodicals. This research was supported by the study of the following sources: documents related to curricular proposals for Psychology courses in Paraná; and articles related to the subject, published in specialized periodicals in the area, from 1980 to 2020 and available on-line in digital/electronic format. Information was gathered, selected and systematized on the following subjects: the Psychology course, its structure in graduation curricula and the role of research in training; characteristics of the presence of the Social Community Psychology discipline and its analogues in graduation, in addition to the attempts to create courses in the distance education modality; the referrals and methodological steps that were adopted for the organization, systematization and analysis of information gathered in documents relating to the curriculum of psychology courses in Paraná and in articles on training in the field of Community Social Psychology published in the selected journals specialized in Psychology; the constitution of the Psychology career in Brazil and its regulation, expansion of Psychology courses and the National Curriculum Guidelines; the constitution and presence of the Psychology course in the State of Paraná; and the selection and systematization of characteristics and conditions considered important for training and acting in Community Social.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (191 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPsicologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPsicologia - Curriculospt_BR
dc.subjectPsicologia comunitariapt_BR
dc.subjectPublicações cientificaspt_BR
dc.subjectInstituições de ensino superiorpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleFormação e(m) psicologia social comunitária : análise de propostas curriculares nas instituições de ensino superior do Paraná e de publicações especializadaspt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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