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dc.contributor.authorBerg, Juliana, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherVestena, Carla Luciane Blumpt_BR
dc.contributor.otherCosta-Lobo, Cristina, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-08T15:55:42Z
dc.date.available2021-12-08T15:55:42Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72601
dc.descriptionOrientadora: ª. Drª. Carla Luciane Blum Vestenapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profª. Drª. Cristina Costa-Lobopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 22/06/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 283-310pt_BR
dc.description.abstractResumo: A partir da Teoria da Complexidade, perspectiva de Edgar Morin, e da Teoria da Transdisciplinaridade sustentamos tese de haver necessidade da discussão relativa a um meta-criar que possibilite o resgate da criatividade enquanto fenômeno sistêmico capaz de em meio educacional regenerar indivíduos para que haja auto reencontro espiritual, advindo de operadores cognitivos complexos em interação biopsicossocial. Inferimos tese de que a meta-criatividade é habilidade que promove desenvolvimento humano e amplia a cognição, podendo ocorrer somente em indivíduos com competência para o pensamento complexo. Para chegarmos a tal inferência, objetivamos refletir sobre o termo Meta-criatividade na educação contemporânea, a partir da análise de pesquisas científicas publicadas entre 2010 e 2020, relacionando criatividade e meta-criatividade na educação nas bases científicas SciELO, b-on e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nos idiomas português, inglês e espanhol. Foi realizada pesquisa teórica, por método dedutivo, abordagem qualitativa, epistemologia complexa utilizando: estudo bibliométrico para compreender o impacto científico das pesquisas sobre criatividade e sua abrangência utilizando VOSviewer; E realizada análise de conteúdo com apoio o software NVivo12. Foram analisadas 643 pesquisas. O estudo bibliométrico apontou para a criatividade ser tema de interesse no mundo; haver cooperação internacional em princípio de expansão; existir alta demanda por pesquisas experimentais; haver uma elite de pesquisadores sobre o tema; existir limitação no acesso às pesquisas existentes; o interesse para criatividade ser maior em países considerados ricos, no plano norte oriental do planeta; poucos estudos relativos ao pensamento complexo, entre outros. Na análise de conteúdo observou-se: conhecimento disperso sobre criatividade no meio científico e docente; prevalência de paradigma cartesiano de pensamento; prevalência do positivismo enquanto corrente filosófica; distância dos operadores cognitivos complexos; poucas pesquisas com metodologias de observação, dialéticas, de escuta ou de campo, a partir do convívio social; fenômenos educacionais orientados para fragmentação e redução; criatividade orientada para produção e comercialização da ideia; déficit de práticas educacionais orientadas para criatividade e pensamento complexo; confirmação de que a educação cartesiana acompanha movimento redutor do pensar no aluno; e a possibilidade de estar havendo a expansão mundial de um pensar criativo redutor da realidade, produtivista, sem considerar perspectiva ética, ambiental ou humanista, entre outros. Conclui-se que a criatividade precisa de urgente regeneração para que haja então emersão de individuo meta-criativo a partir da educação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: From the Theory of Complexity, perspective of Edgar Morin, and the Theory of Transdisciplinarity, we defend the thesis that it is necessary to discuss a meta-creation that enables the rescue of creativity as a systemic phenomenon capable of regenerating individuals in an educational environment for let there be me. spiritual meeting, resulting from complex cognitive operators in biopsychosocial interaction. We infer the thesis that meta-creativity is a skill that promotes human development and enhances cognition, and can only occur in individuals with competence for complex thinking. To reach such an inference, we intend to reflect on the term Meta-creativity in contemporary education, based on the analysis of scientific research published between 2010 and 2020, relating creativity and meta-creativity in education in the scientific bases SciELO, b-on and Virtual Library in Health (BVS) in Portuguese, English and Spanish. Theoretical research was carried out by the deductive method, qualitative approach, complex epistemology using: bibliometric study to understand the scientific impact of research on creativity and its reach through VOSviewer; Content analysis is performed with the support of NVivo12 software. 643 searches were analyzed. The bibliometric study pointed out that creativity is a topic of interest in the world; to have international cooperation in principle of expansion; there is a high demand for experimental research; having an elite of researchers on the subject; there is limited access to existing research; the interest for creativity to be greater in countries considered rich, in the north eastern plane of the planet; few studies related to complex thinking, among others. In the content analysis, it was observed: dispersed knowledge about creativity in the scientific and teaching environment; prevalence of the Cartesian paradigm of thought; prevalence of positivism as a philosophical current; distance from complex cognitive operators; few researches with observation, dialectic, listening or field methodologies, based on social interaction; educational phenomena oriented towards fragmentation and reduction; creativity oriented towards the production and commercialization of the idea; deficit of educational practices oriented towards creativity and complex thinking; confirmation that Cartesian education follows the reducing movement of thinking about the student; and the possibility of a worldwide expansion of a creative thinking that reduces reality, is productivist, without considering an ethical, environmental or humanist perspective, among others. It is concluded that creativity needs urgent regeneration so that a meta-creative individual can emerge from education.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (310 p.) : PDV.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCriatividade (Educação)pt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleMeta-criatividade na educação : perspectiva complexapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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