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dc.contributor.advisorRamos, Danilo, 1978-pt_BR
dc.contributor.authorMello, Eduardo Kornin Silveira, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherAnta, Juan Fernandopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-20T15:21:55Z
dc.date.available2021-12-20T15:21:55Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72596
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Danilo Ramospt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Juan Fernando Antapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 07/05/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 159-177pt_BR
dc.description.abstractResumo: A expectativa musical é um mecanismo de resposta emocional associado à reação do ouvinte perante o desdobramento gradual da estrutura da música durante qualquer atividade de escuta musical. O estudo da expectativa melódica considera o envolvimento dos mecanismos preditivos do cérebro em resposta a música. Teorias recentes indicam que a formação das expectativas melódicas é mediada por diferentes processamentos cognitivos, dentre eles, o data-driven, o schema-driven e o verídico. O primeiro é governado por princípios básicos de organização perceptiva (como intervalos e contorno melódico ou consonância e dissonância musical); o segundo é culturalmente determinado e responsável pela identificação de elementos acústicos mais complexos (como padrões estilísticos ou cadências musicais) e o terceiro advém do conhecimento específico de uma obra particular com a qual o ouvinte está familiarizado. A familiaridade é um fenômeno psicológico relacionado ao quanto os indivíduos foram expostos a alguma coisa, e parece estar intimamente ligada aos processamentos mentais responsáveis pela formação da expectativa melódica. Logo, a presente tese teve como objetivo geral a investigação da influência da familiaridade musical do ouvinte sobre a formação de expectativas melódicas em trechos desenvolvidos a partir de tópicas musicais brasileiras. Neste sentido, um estudo transcultural foi realizado com o intuito de investigar a influência da familiaridade musical do ouvinte sobre a formação de expectativas melódicas em trechos desenvolvidos a partir de tópicas musicais brasileiras, ou seja, a partir de unidades de discurso musical perpetuadas neste contexto cultural. Assim, princípios heurísticos da expectativa musical (data-driven) e tópicas musicais brasileiras (schema-driven) foram utilizadas para elaboração de 18 trechos musicais criados para a ativação do mecanismo da expectativa musical em três condições experimentais: controle, data-driven e schema-driven. Este material foi submetido à ouvintes brasileiros e estrangeiros que atribuíram avaliações quantitativas e qualitativas de expectativa para a parte final de cada trecho musical. Os resultados foram debatidos com base no conhecimento sobre expectativa melódica apresentado por David Huron. Ouvintes brasileiros e estrangeiros apresentaram respostas similares de expectativa na maioria dos trechos musicais. As análises realizadas indicaram uma maior interferência da familiaridade musical sobre o julgamento de brasileiros, e que a maioria dos ouvintes estrangeiros guiaram sua expectativa por predições formadas em tempo real e impulsionadas pela percepção de elementos recorrentes na música em execução - denominadas expectativas dinâmicas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Musical expectation is an emotional response mechanism associated with listener's reaction to the unfolding of the music's structure during any music listening activity. The study of melodic expectation considers the activation of brain predictive mechanisms in response to music. Recent theories indicate that the formation of melodic expectations is mediated by different cognitive processes, including those called: data-driven, schema-driven and veridical. The first process is driven by basic principles of perceptual organization (such as pitch and melodic contour or consonance and dissonance); the second is culturally determined and controls the identification of more complex acoustic elements (such as stylistic patterns or cadences), and the third arises from the specific knowledge of a particular work that the listener is familiar with. Familiarity is a psychological phenomenon related to previous exposure to something, and seems to be closely linked to the mental processes responsible for the formation of melodic expectations. Therefore, the present dissertation had as general objective the investigation of the influence of the listener's musical familiarity on the formation of melodic expectations in excerpts developed from Brazilian musical topics. Accordingly, a cross-cultural study was carried out in order to investigate the influence of the listener's musical familiarity on melodic expectations' formation in excerpts developed from Brazilian musical topics. So, heuristic principles of musical perception (data-driven) and Brazilian musical topics (schema-driven) were used to create of 18 musical excerpts aiming the activation of the musical expectation mechanism in three experimental conditions: control, data-driven and schema-driven. Brazilian and non-Brazilian (i.e., more and less familiar) listeners were given the excerpts via a web-based testing platform and asked to judge (both quantitatively and qualitatively the final part of each musical excerpt. Results were discussed based on the theory of music expectation proposed by David Huron. Brazilian and foreign listeners gave similar responses in most of the musical excerpts. However, it was observed that the influence of musical familiarity was stronger on Brazilians' judgments than on non-Brazilians' judgments, and that the majority of foreign listeners guided their expectation by predictions formed in real time and driven by the perception of recurrent elements in the music in execution - called dynamic expectations.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (191 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMelodiapt_BR
dc.subjectEmoções na músicapt_BR
dc.titleA influência da familiaridade musical sobre a formação de expectativas melódicas : um estudo transculturalpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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