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dc.contributor.advisorMartins, Ana Paula Vosne, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorLarocca, Gabriela Müller, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-21T19:12:08Z
dc.date.available2022-02-21T19:12:08Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72570
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Ana Paula Vosne Martinspt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 23/08/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 377-395pt_BR
dc.description.abstractResumo: Publicado ao final do século XV, o Malleus Maleficarum criou e reforçou o vínculo entre a bruxaria e as mulheres. Justapondo uma imagem negativa das mulheres, produto de uma potente e antiga tradição antifeminina, os autores do tratado descreveram o crime de bruxaria como essencialmente feminino. O estereótipo da mulher-bruxa, capaz das maiores blasfêmias e atrocidades, se espalhou pela Europa ocidental, alimentando desconfianças históricas enraizadas em relação às mulheres e incentivando perseguições e julgamentos no início da Época Moderna. Mesmo com o término dos processos de bruxaria, a bruxa maligna não desapareceu e permaneceu viva no imaginário contemporâneo por meio de livros, filmes e séries de televisão. No cinema de horror com seus enredos povoados por monstros do passado, a bruxa é uma antagonista recorrente, persistindo nas telas a antiga representação do feminino ligado ao Mal e ao demoníaco. A bruxaria se popularizou no horror audiovisual a partir da década de 1960, na mesma época do fortalecimento da segunda onda feminista, alertando para a necessidade de monitoramento das mulheres. Nestes filmes, as bruxas são malignas e guiadas por desejos de vingança, ódio e poder, requerendo forte controle masculino e severas punições. A presente tese trata do horror cinematográfico e de como este é um gênero que recoloca questões antigas e complexas sobre as mulheres, o Mal, a sexualidade e a bruxaria. Por meio da análise dos filmes A Maldição do Demônio (1960); Horror Hotel (1960), A Filha de Satã (1962), Bruxa - a Face do Demônio (1966) e The She Beast (1966), o objetivo é investigar como a tradição do Mal feminino, muito anterior ao audiovisual e sustentada na figura da bruxa, é reconstruída e atualizada no século XX pelo horror cinematográfico. Em diálogo com a história cultural, os estudos de gênero e sexualidade e a história das mulheres, a tese problematiza a permanência atualizada culturalmente da tradição do Mal feminino e de uma visão negativa das mulheres, reproduzindo e estimulando desconfianças e discriminações históricas e a violência física e simbólica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Published by the end of the 15th century, the Malleus Maleficarum created and reinforced the connection between witchcraft and women. Juxtaposing a negative image of womanhood, product of a powerful and ancient antifeminine tradition, the authors of the treatise described the felony of witchcraft primarily as female. The stereotype of the witch-woman, capable of the greatest blasphemies and atrocities, spread through Western Europe, fueling rooted historical suspicions of women and encouraging persecutions and trials in the early Modern Age. Despite the end of the witchcraft prosecutions, the evil witch did not disappear, remaining alive in the contemporary imagery through books, movies, and television. In horror movies with their plots populated by monsters from the past, the witch is a recurring antagonist, and the old representation of the feminine connected to Evil and demonic persists on the screens. Witchcraft became increasingly popular in horror during the 1960s, at the same time as the strengthening of the second-wave feminism, reinforcing the need to monitor women. In such films, witches are evil and driven by desires for revenge, hatred, and power, requiring strong masculine control and severe punishments. This doctoral dissertation discusses the cinematographic horror and how this is a genre that replaces old and complex issues about women, evil, sexuality, and witchcraft. Through the analysis of the films Black Sunday (1960); Horror Hotel (1960), Night of the Eagle (1962), The Witches (1966), and The She Beast (1966), the aim is to investigate how the tradition of the female Evil, much older than the audiovisual and sustained by the witch figure, is reconstructed and updated in the 20th century by the horror cinema. In dialogue with cultural history, gender and sexuality studies, and women's history, the dissertation examines the culturally updated permanence of the tradition of the female Evil and a negative view of women, reproducing and encouraging historical suspicions and discrimination, and physical and symbolic violence.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (395 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypedb application/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFeitiçaria - Históriapt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectfeiticeiraspt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectHorrorpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleDo Malleus Maleficarum ao cinema do horror : a tradição do mal feminino e da mulher-bruxa em filmes da década de 1960pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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