As influências ao consumo consciente dos alunos do curso de Gestão da Informação
View/ Open
Date
2018Author
Silva, Elizabeth Senna da, 1964-
Metadata
Show full item recordSubject
Estudantes universitariosSociedade de consumo
Desenvolvimento sustentável
Comportamento do consumidor
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Graduação DigitalAbstract
Resumo : O presente trabalho teve o objetivo identificar as influências ao comportamento de consumo consciente dos alunos matriculados no curso de Gestão da Informação de 2018, provocando discussões sobre a importância deste assunto no ambiente acadêmico. Os recursos naturais atualmente disponíveis não são suficientes para atender as formas de consumo e o inerente crescimento da população mundial. O sistema natural não consegue recuperar-se com a velocidade necessária á extração de recursos para a produção respectiva ao padrão consumo vigente, gerando então diversos impactos na sociedade e no planeta. Neste cenário de mudanças e impactos ambientais é essencial promover maior conscientização às pessoas e organizações sobre as formas de produção e de consumo sustentável, visando minimizar os riscos e consequências sociais e ambientais. Neste trabalho são abordados os conceitos de consumo, consumo consciente, cultura do consumo, comportamento do consumidor, desenvolvimento sustentável e a Gestão da Informação neste contexto - sua inserção e utilização como ferramenta promotora de mudanças. Sua metodologia é caracterizada como exploratória e qualitativa, com o levantamento das informações sobre o consumo dos alunos e as influências sugeridas ao consumo consciente. Entre os instrumentos de coleta dos dados inferem-se entrevistas e observações realizadas no período de dois meses, referentes a treze alunos matriculados no curso de Gestão da Informação de 2018. Os dados foram selecionados e classificados por critérios social, ambiental, cultural, econômico e político, e submetidos á interpretação e análise das informações. O resultado obtido apontou os aspectos sociais e culturais como as principais influências ao consumo consciente dos alunos, seguidos por aspectos político e econômico - inferindo a grande importância do contexto em que se insere o indivíduo, seguindo o meio familiar, comunitário e sistema político econômico local.
Collections
- Gestão da Informação [513]