O "abandono" do fundamento e o aproximar-se do mistério segundo Martin Heidegger
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Data
2020Autor
Fernandes, João Evangelista, 1976-
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Resumo: Nesta tese investigamos como se dá, no pensamento de Martin Heidegger, a passagem da perspectiva transcendental para a perspectiva aletheiológica, ao que denominamos o "abandono" do fundamento e o aproximar-se do mistério. Isso porque, como pretendemos demonstrar, ainda persiste na via da ontologia fundamental a busca de uma fundamentação e, portanto, ela ainda se encontra presa à metafísica. Na assim denominada via da história do ser, o filósofo empreenderá uma busca pelo ser em sua verdade sem recorrer ao ente e, assim, à linguagem metafísica. Nesse caso, nossa tese se desenvolverá em dois momentos. No primeiro, a partir do diálogo com Agamben, faremos uma exposição de como a metafísica está latente na analítica existencial, mais especificamente no § 58 de Ser e tempo, a partir da questão sobre precedência da voz da consciência em relação à disposição fundamental da angústia na busca pela origem ontológica da negatividade, de modo que essa questão é retomada em 1929 em Que é metafísica? e no seu posfácio de 1943. Ainda no primeiro momento, que termina com o segundo capítulo, faremos uma incursão pela metafísica do ser-aí, a fim de demonstrar como a proposta de uma metafísica ôntica cujo fundamento seria o ser-aí enquanto horizontalmente transcendente e finito acaba incorrendo numa centralidade excessiva neste último, que somada a uma necessidade da fuga do ente para que o nada e, por conseguinte, o ser seja desvelado, contribui significativamente para o abandono dessa perspectiva e o início da viragem. No segundo momento, que se inicia no terceiro capítulo, onde o mistério do ser surge como o não desvelado da verdade e que a constitui originariamente, seguiremos o percurso traçado por Heidegger até o curso de 1955/56, O princípio do fundamento, demonstrando como o mistério enquanto velamento do ser está presente nos principais temas abordados pelo filósofo em sua fase tardia, ainda que na maioria das vezes implicitamente. Faremos uma exposição de como, na busca de resgatar o sentido grego da ????? a partir da tese do outro início para a história do pensamento ocidental, o que o leva a uma crítica à estética moderna, mais especificamente a de Nietzsche, assim como à leitura de Hölderlin, o filósofo propõe o habitar poético como modo de existir autenticamente e, assim, aceder à verdade do ser e, por conseguinte, ao mistério. Essa leitura de Hölderlin, somada à leitura da mística cristã medieval de Mestre Eckhart e Angelus Silesius, levará o filósofo a propor, juntamente ao habitar poético, a serenidade para com as coisas como o deixar-ser o ente, que é simultâneo à abertura para o mistério. No último capítulo, demonstraremos como esses temas, assim como o Ereignis e o Geviert, desaguam no curso sobre O princípio do fundamento, de modo que o salto no abismo ali sugerido é o mesmo que o salto no acontecimento apropriador e no mistério do jogo, isto é, um aproximarse do mistério. Abstract: In this thesis, we investigate how, in Martin Heidegger's thought, the transition from the transcendental perspective to the aletheiological perspective occurs, to what we call the "abandonment" of the ground and the approach of the mystery. This is because, as we intend to demonstrate, the search for a foundation still persists, in the path of fundamental ontology and, therefore, it is still attached to metaphysics. In the so-called path of the history of Being, the philosopher will undertake a search for Being in its truth, without resorting to the entity and, thus, to metaphysical language. In this case, our thesis will develop in two moments. In the first, from the dialogue with Agamben, we will make an exposition of how metaphysics is latent in existential analytics, more specifically in the § 58 of Being and time, from the question about the precedence of the voice of conscience in relation to the fundamental disposition of anxiety, in the search for the ontological origin of negativity, so this question is taken up again in 1929, in What is metaphysics? and in its afterword, from 1943. Even in the first moment, which ends with the second chapter, we will make a foray into the metaphysics of being-there, in order to demonstrate how the proposal of an ontic metaphysics, whose ground would be being-there, while horizontally transcendent and finite, it ends up incurring an excessive centrality in this latter, which added to a need for the escape of the being so that the nothingness and, therefore, the Being be unveiled, contributes significantly to the abandonment of this perspective and the beginning of the turning. In the second moment, which begins in the third chapter, where the mystery of Being appears as the unveiled truth and that constitutes it originally, we will follow the path traced by Heidegger until the course of 1955/56, The principle of ground, demonstrating how the mystery, as a veiling of Being, is present in the main themes approached by the philosopher in his late phase, although most of the time implicitly. We will make an exposition of how, in the search to rescue the Greek sense of ?????, from the thesis of the other beginning to the history of western thought, which leads him to a criticism of modern aesthetics, more specifically Nietzsche's, as well as the reading of Hölderlin, the philosopher proposes poetic habitation as a way of authentically existing and, thus, accessing the truth of Being and, therefore, the mystery. This reading by Hölderlin, added to the reading of medieval Christian mysticism, by Master Eckhart and Angelus Silesius, will lead the philosopher to propose, together with the poetic dwelling, the serenity towards things, such as the letting-be the being, which is simultaneous with opening to the mystery. In the last chapter, we will demonstrate how these themes, just as the Ereignis and the Geviert, flow into the course on The Principle of the ground, so that the jump into the abyss, suggested there, is the same as the jump in the appropriating event and in the mystery of the game, that is, an approach to the mystery.
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