"História para Erês" : a literatura como fonte para o diálogo entre temas sensíveis e Educação Histórica
Date
2021Author
Nunes, Rafaella Baptista, 1990-
Metadata
Show full item recordSubject
Historia - Estudo e ensinoEducação histórica
Literatura infantojuvenil
Relações etnicas
Religiosidade - Educação
Educação
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Dissertação DigitalAbstract
Resumo: A presente pesquisa, inserida no campo de investigação da Educação Histórica, tem como objetivo investigar a literatura infanto-juvenil de temas da História Sensível como fonte para o Ensino de História. O objetivo principal desta investigação é entender em que medida o uso das fontes literárias, destacando a literatura infanto-juvenil de temas sensíveis, categoria na qual a História da África é inserida, pode proporcionar um trabalho metodológico de investigação das fontes e colaborar para a formação da consciência histórica. Para isso, ancorou-se nos referenciais teóricos da Educação Histórica, principalmente em Rüsen (1994, 2001, 2015 e 2016) e de temas sensíveis, com Benoit Falaize (2014). As discussões acerca da literatura foram ancoradas nos debates de Hunt (2010), Debus (2017), dialogando diretamente com a educação para as relações étnico-raciais sob a perspectiva de Gomes (2002) e Alberti (2013). A intenção dessa investigação é proporcionar uma reflexão de um ensino de História comprometido com uma educação emancipadora e antirracista. Abstract: This research, inserted in the field of investigation of Historical Education, aims to investigate the children's literature on themes of Sensitive History as a source for the Teaching of History. The main objective of this investigation is to understand to what extent the use of literary sources, highlighting children's literature on sensitive topics, a category in which the History of Africa is inserted, can provide a methodological work of investigating the sources and contribute to training of historical consciousness. For this, it was anchored in the theoretical references of Historical Education, mainly in Rüsen (1994, 2001, 2015 and 2016) and sensitive themes with Benoit Falaize (2014). Discussions about the literature were anchored in debates by Hunt (2010), Debus (2017), directly dialoguing with education for ethnic-racial relations from the perspective of Gomes (2002), Alberti (2013). The intention of this investigation is to provide a reflection on the teaching of History committed to an emancipatory and antiracist education.
Collections
- Dissertações [751]