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dc.contributor.authorNobre, Iorge Soares, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherKnoblauch, Adriane, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-29T19:10:24Z
dc.date.available2021-11-29T19:10:24Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72311
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Adriane Knoblauchpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/03/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho busca apresentar os aspectos envolvidos no processo de escolarização de crianças nos anos iniciais da etapa do Ensino Fundamental. Para tal, foi realizada observação de princípio participativo por parte do pesquisador, a partir de uma abordagem etnográfica inspirada na perspectiva da antropologia interpretativa, com uma turma do Ensino Fundamental, recolhendo dados através de anotações em diário de campo, e acompanhando esta desde o seu 1° ano até o início de seu 3° ano nesta etapa do ensino. Além da observação, também foram realizadas entrevistas individuais com seis professoras que assumiram a turma neste período, sendo estas realizadas a partir da construção de roteiros semiestruturados. O referencial teórico se apoiou em investigações voltadas para o entendimento da cultura escolar e dos princípios das práticas escolares, de modo a auxiliar na análise dos dados recolhidos da pesquisa, e também de estudos da sociologia da infância, estes contribuindo para a interpretação sobre a relação entre a experiência escolar das crianças com o fato de pertencerem à categoria social da infância. Entre as considerações sobre a análise dos dados recolhidos e das práticas observadas, destaca-se que a experiência escolar das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental é projetada pela cultura institucional escolar no sentido de buscar formar um sujeito cidadão produtivo, partindo da projeção de um adulto determinado para os valores atribuídos à experiência de seus alunos, além de que, neste período predomina-se a realização de práticas que pretendem inculcar os valores das condutas consideradas adequadas para o sujeito aluno por parte das crianças no decorrer de sua experiência escolarpt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work searches to present aspects related to the schoolarization process os childrens in the beginning years of the Primary School stage. To realize that, an observation of participative principle was realized by the researcher, from an ethnographic approach inspired by the interpretive anthropology perspective, with an Primary School class, gathering data through field journal notes, and accompanying this class since its 1° year over to the beginning of its 3° year in this stage of the teaching process. Besides the observation, individual interviews have been realized with six teachers that have taken on the class in this period, being realized by the construction of semi-structured scripts. The theoretical reference was based upon investigations around the understanding of the school culture and the school practices principles, in order to auxiliate the analysis from the data gathered from research, and also the sociology of childhood studies, these contributing to the interpretation of the relationship between the school experience of children and the fact that they belong to the social category of childhood. Between the considerations over gathered data review and the noted practices, the highlights is that the school experience of the childrens in the beginning years of the Primary School is projected by the scholastic institutional culture in the sense to pursue the formation of an productive citizen subject, starting from a projection of an determined adult for the values attach to the student experience, apart from that, in this period of that stage of teaching predominates the realization of practices that intend to inculcate the values of the behavior that are considered adequate for the student subject by the childs over the elapse of your school experience.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (144 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEtnografia Escolarpt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.title"Cruza o braço, fecha a boca e abre o ouvido" : uma análise do início do processo de escolarização de crianças no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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