"Ensinar, ninguém ensinou, sabe? Foi o querer saber" : tradição oral, memória e literatura no contexto de pescadores e pescadoras artesanais de Barra do Ararapira
Resumo
Resumo: Na comunidade de pescadores e pescadoras artesanais caiçaras de Barra do Ararapira se desenvolve um contexto de predominância oral que atribui centralidade aos narradores no processo de formação e transformação das identidades e conhecimentos tradicionais. Nas últimas décadas, em decorrência dos conflitos ocasionados pela especulação econômica da região, pela criação de áreas de proteção ambiental restritivas e pelas próprias dinâmicas de transfiguração do território por meio da erosão e do assoreamento, ocorreram diversas mudanças que impactaram profundamente as relações socioculturais e causaram o êxodo de boa parte da população. Assim, tomando como objeto a tradição oral, se propõe um estudo em torno das formas e funções das narrativas para as práticas de subsistência e resistência nesse cenário oscilante. Para isso, primeiramente se estabelece uma crítica ao grafocentrismo dos estudos literários, que é evidente mesmo em países onde notoriamente existem diversas populações que se utilizam da oralidade para desempenhar das mais simples as mais complexas tarefas simbólicas. Em seguida, num levantamento bibliográfico que parte dos estudos homéricos até a abordagem modernista da cultura popular, busca-se a compreensão da relação histórica entre a tradição oral e a cultura escrita até as posturas críticas contemporâneas que sugerem a criação de novos espaços de análise e enunciação das populações até então secundarizadas pela Literatura hegemônica. Posteriormente, através de levantamentos realizados em campo, desenvolve-se uma leitura das singularidades que caracterizam o contexto de predominância oral e a sua relevância para a construção de um passado, um presente e um futuro comum por meio da memória coletiva intergeracional. Não obstante, constata-se que as intensas mudanças ocorridas nas práticas e modos de vida nos últimos 50 anos, a artesania narrativa permanece sendo o meio fundamental para a construção e desenvolvimento da tradicionalidade local. Conclui-se sugerindo que o contexto de predominância oral resguarda as potencialidades de adaptação e resistência que justificam os três séculos de permanência dessas populações em um território em incessante mudança, entretanto, a conjuntura atual exige que a comunidade encontre meios de se apropriar da educação formal para poder continuar resistindo, em outras instâncias, às diversas formas de violência e opressão. Abstract: In the caiçara community of artisanal fishermen of Barra do Ararapira, a context of oral predominance attributes centrality to the narrators in the process of formation and transformation of identities and traditional knowledge. In the last decades, due to the conflicts caused by the economic speculation of the region, by the creation of restrictive environmental protection areas and by the dynamics of transfiguration of the territory through erosion and silting, several changes have occurred that profoundly impacted social relations and caused the exodus of a large part of the population. Thus, taking the oral tradition as an object, a study is proposed around the forms and functions of the narratives for the practices of subsistence and resistance in this oscillating scenario. To this end, a critique of the graphocentrism of literary studies is first established, which is evident even in countries where there are notoriously diverse populations that use orality to perform the simplest to the most complex symbolic tasks. Then, in a bibliographic survey that starts from Homeric studies up to the modernist approach to popular culture, seeking to understand the historical relationship between oral tradition and written culture up to the contemporary critical postures that suggest the creation of new spaces for analysis and enunciation of the populations concealed by the hegemonic Literature. Subsequently, through surveys carried out in the field, an analysis of the singularities that characterize the context of oral predominance and its relevance for the construction of the common past, present and future through the intergenerational collective memory is developed. It appears that, despite the intense changes that have occurred in the practices and ways of life in the last 50 years, artisanal narratives remains the fundamental medium for the construction and development of local traditionality. It concludes by suggesting that the context of oral predominance safeguards the potential for adaptation and resistance that justify the three centuries of permanence of these populations in a continually changing territory, however, the current situation requires the community to find ways to appropriate formal education so that it can continue resisting, in other instances, the different forms of violence and oppression.
Collections
- Dissertações [358]