Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAndrade, Larissa Carolina de, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherCardoso, Patrícia da Silva, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2021-10-20T19:45:34Z
dc.date.available2021-10-20T19:45:34Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72209
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Patrícia da Silva Cardosopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 25/02/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 138-141pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho propõe uma leitura comparativa entre os romances Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles, e Les mandarins, de Simone de Beauvoir, em que se objetiva discutir os modos de representação dos femininos. Inicialmente, busca-se clarificar, na medida do possível, a relação entre essas duas autoras, aproximando-as por meio do breve contato epistolar, em que Simone de Beauvoir remete cartas a Lygia Fagundes Telles, e das memórias "inventadas" de Telles (2002), quando conta a respeito de seu primeiro contato com o casal Sartre e Beauvoir e seu posterior diálogo com a escritora francesa. A aproximação das duas obras como corpus comparativo está justificada em três eixos: (i) tempo diegético, que corresponde a meados de 1940 e início de 1950; (ii) quantidade expressiva de personagens mulheres marcantes; e (iii) modo de funcionamento da dialética da imaginação, que fomenta tanto as representações das personagens a respeito de si mesmas quanto as imagens que os outros lançam sobre elas (e que podem ser aceitas ou recusadas, mas que movimentam a reconfiguração de um processo imaginativo). Desse modo, as semelhanças e as diferenças avultam de uma comparação não somente no âmbito dos aspectos formais (constituição dos narradores e dos tempos/espaços diegéticos), mas também em nível temático, pois os questionamentos colocados são: em que medida as mulheres podem reconhecer-se na(s) imagem(ns) que fazem de si mesmas? Como se constroem essas representações? De que maneira essas representações constituem-se em diálogo (e em confronto) com as imagens oferecidas pelo outro (narrador e demais personagens). A hipótese inicial é de que as imagens de mulheres são construídas a partir de um movimento peculiar entre o que se é (plano do imaginado) e o que se quer ser (plano da imaginação). A escolha deste caminho de análise deve-se à força da imaginação em ambas as narrativas, a qual atua tanto no sentido de criar outras imagens (e realidades) daquelas mulheres - imagens de si -, quanto revelar, com ainda mais força, a situação vivenciada por todas elas. O funcionamento da dialética da imaginação outorga à personagem um tangenciamento do real por meio do imaginário e, ao mesmo tempo, a coloca de frente para si mesma e para a realidade já imaginada pela autora (e que corresponde à realidade da própria personagem).pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper proposes a comparative reading between the novels Ciranda de pedra, by Lygia Fagundes Telles, and Les mandarins, by Simone de Beauvoir, which aims to discuss the modes of representation of the feminine. Initially, we seek to clarify, as much as possible, the relationship between these two authors, bringing them closer through the brief epistolary contact, in which Simone de Beauvoir sends letters to Lygia Fagundes Telles, and the "invented" memories of Telles (2002), when she tells about her first contact with the couple Sartre and Beauvoir and her later dialogue with the French writer. The approximation of the two works as a comparative corpus is justified on three axes: (i) diegetic time, which corresponds to the mid-1940s and early 1950s; (ii) expressive quantity of striking female characters; and (iii) mode of operation of the dialectics of imagination, which fosters both the characters' representations of themselves and the images that others cast upon them (and which can be accepted or rejected, but which move the reconfiguration of an imaginative process). In this way, the similarities and differences emerge from a comparison not only in terms of formal aspects (the constitution of the narrators and the diegetic times/spaces), but also at a thematic level, since the questions raised are: to what extent can women recognize themselves in the image(s) they make of themselves? How are these representations constructed? How do these representations constitute themselves in dialogue (and in confrontation) with the images offered by the other (narrator and other characters). The initial hypothesis is that the images of women are constructed from a peculiar movement between what one is (plane of the imagined) and what one wants to be (plane of imagination). The choice of this path of analysis is due to the strength of imagination in both narratives, which acts both to create other images (and realities) of those women - images of themselves - and to reveal, with even more strength, the situation experienced by all of them. The operation of the dialectics of imagination gives the character a tangency of the real through the imaginary and, at the same time, puts her face to herself and to the reality already imagined by the author (and that corresponds to the character's own reality).pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (141 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTelles, Lygia Fagundes, 1923- Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectBeauvoir, Simone de, 1908-1986 - História e críticapt_BR
dc.subjectMulheres na literaturapt_BR
dc.subjectImaginação na literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura comparada - História e críticapt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleImagens de si : representações dos femininos em Ciranda de Pedra e Les Mandarinspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples